ANÁLISE DE DADOS

Data Fórum: Redes de Bolsonaro sentiram o golpe da condenação de Daniel Silveira

Enquanto bolsonaristas criticam o STF pela condenação do deputado federal, os opositores ao governo comemoram a decisão

Créditos: Reprodução/vídeo
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

A comunidade bolsonarista lamentou a condenação de Daniel Silveira nesta quarta-feira (20) e promoveu ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). É o que mostra análise da plataforma de monitoramento de dados da Revista Fórum, o Data Fórum.  Segundo o estudo, realizado a partir de 488 mil publicações públicas do Twitter que fazem menção aos principais presidenciáveis, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro dominaram a presença digital na rede com 46% do volume total das postagens. 

Já os apoiadores do ex-presidente Lula correspondem a 23% das postagens analisadas. Enquanto os bolsonaristas saíram em defesa de Silveira e criticaram o voto do ministro André Mendonça, indicado pelo presidente, a comunidade lulista preferiu dar destaque à fome e à miséria. Os apoiadores de Lula também comentaram, em menor escala, o caso Daniel Silveira, assim como o de Jair Renan Bolsonaro, investigado por tráfico de influência

Perfis de cultura pop (14%), que não exatamente apoiam Lula, mas são contra Bolsonaro, fizeram coro com Anitta clamando por uma tática eficaz contra o presidente nas redes sociais. Os apoiadores de Ciro Gomes (5%) seguiram na estratégia de atacar Lula. E os perfis alinhados ao lavajatismo  (4%) pregaram voto nulo e fizeram acusações de corrupção contra o PT.

 

Bolsonaristas (preto) - 46%
O grupo bolsonarista foi dominado pela repercussão da condenação de Daniel SIlveira, com alguns perfis sugerindo que Bolsonaro também será preso, caso perca as eleições. As vaias ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado em evento com Bolsonaro também obtiveram bom engajamento.

Lulistas (azul) - 23%
Na comunidade lulista repercutiram: as novas denúncias envolvendo Jair Renan Bolsonaro, a condenação de Daniel Silveira e a explicação pouco convincente do Sergio Moro para mudança do seu domicílio eleitoral para São Paulo. A questão da miséria e da fome também marcaram presença.

Independentes / Pop (verde) - 14%
Repercutiram diversas afrontas ao Bolsonaro, sugerindo bloqueio em massa ao perfil do presidente e pedindo para que as análises das táticas de redes sugeridas pela Anitta sejam consideradas. Ainda entre os destaques houve questionamento sobre o papel da imprensa na promoção de clickbaits como o do "Bolsonaro Gay". 

Ciristas (roxo) - 5%
A comunidade agregada pelo cirismo destaca ataques efetuados pelo pré-candidato ao Lula, entidades e personagens progressistas. 

Lavajatistas (laranja) - 4%
A comunidade lavajatista ressaltou acusações de corrupção no PT justificando que, mesmo que os processos contra Lula tenham sido extintos, existiriam condenações de outros personagens que não foram anuladas. Houve campanha pelo voto nulo e repercussão do caso Daniel Silveira entre os destaques.