DATA FÓRUM

48%: Indulto a Daniel Silveira leva bolsonaristas a outra vitória de engajamento nas redes

Análise de dados das redes mostra que Jair Bolsonaro mobilizou seus apoiadores com a concessão do indulto ao deputado federal condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF

Créditos: Reprodução/Youtube
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

O indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi muito comemorado pela comunidade bolsonarista nesta quinta-feira (21). É o que mostra análise de monitoramento de redes da plataforma de dados da Revista Fórum, a Data Fórum. Foram analisadas 779 mil postagens públicas no Twitter que fizeram menções aos presidenciáveis.

Mais uma vez os apoiadores do presidente conseguiram maior volume de engajamento: 48% das publicações foram de bolsonaristas. No levantamento de ontem, esse grupo dominou 46% das postagens na rede social. Os apoiadores do ex-presidente Lula foram responsáveis por 40% do volume de publicações, principalmente com críticas ao decreto de Bolsonaro. Já os ciristas tiveram 4% de engajamento também com críticas ao indulto e os lavajatistas e tucanos, 3%.    

No ranking geral dos dez perfis que mais engajaram, o presidente Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar. Dos dez, apenas o ex-presidente Lula, que ficou na 7ª posição, não é bolsonarista. A hashtag que teve maior número de citações foi #bolsonaroreeleitoem2022. 

Ranking dos perfis mais retuítados
 

  1. Jair Bolsonaro 
  2. Paola Daniel
  3. TeAtualizei
  4. Eduardo Bolsonaro
  5. FamíliaDireitaBrasil
  6. Leonardo Dias
  7. Rodrigo Constantino
  8. Lula
  9. Flavia Ferronato
  10. Paulo Figueiredo Filho
      

 

Bolsonaristas (verde) - 48%
Bolsonaristas comemoraram e aplaudiram o indulto concedido pelo presidente ao seu aliado, o deputado Daniel Silveira. Houve grande comoção, e os influenciadores do grupo afirmaram que, ao conceder o benefício ao condenado, Bolsonaro teria defendido a liberdade e a Constituição.

Principal postagem

Lulistas (rosa) - 40%
Na comunidade lulista, também predominou a repercussão do indulto concedido ao Daniel Silveira. A crítica foi direcionada ao Bolsonaro e, entre os destaques, houve o questionamento sobre a legitimidade e legalidade do ato. Diversas pessoas compararam Bolsonaro a Lula e Dilma, que não concederam indultos aos seus correligionários.

Principal postagem

Ciristas (laranja) - 4%
Os ciristas também comentaram a “graça” concedida por Bolsonaro ao deputado condenado pelo STF, Daniel Silveira. Ciro Gomes destacou que Bolsonaro age numa zona limite entre o legal e o ilegal e que marcha ao golpe de Estado, mas que não terá sucesso. 

Principal postagem

Lavajatistas / Tucanos (vinho) - 3%
Esta comunidade reuniu lavajatistas e a ala capitaneada por João Doria do PSDB. Um tuíte de grande alcance comparou a dura pena imposta ao Daniel Silveira, com penas supostamente suaves de petistas no caso do Mensalão e ironizou o fato de Lula estar livre. João Doria se destacou referindo-se ao Lula, chamando-o para o debate.

Principal postagem