REDES SOCIAIS

Data Fórum: Bolsonaro recebe avalanche de seguidores no Twitter

Fundador da plataforma Botsentinel denuncia que novos seguidores do presidente e de deputadas Carla Zambelli e Bia Kicis são robôs

Créditos: Divulgação/Palácio do Planalto
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

A denúncia de Lula sobre a presença de robôs na votação do Atrhur no BBB, durante entrevista a youtubers nesta terça-feira (26), teve grande repercussão nas redes. É o que mostra a análise do Twitter da plataforma de dados da Revista Fórum, a Data Fórum, que monitorou 645.492 postagens públicas na rede social com menções aos presidenciáveis.

"Eu não acompanho o Big Brother, mas estava ouvindo essa conversa no carro. Tem um cara lá que é mais abastado, que parece que tem mais dinheiro, que montou um fábrica de computadores pra mandar mensagem e votar nele", disse Lula na coletiva. "Enquanto o cara que não tem, tem que pegar o telefone e ligar, o cara tem um fábrica", prosseguiu o ex-presidente. 

O assunto fez com que entre o ranking dos dez perfis que mais tiveram retuites estivessem perfis que não são são focados em publicações sobre política. Nos últimos dias, entre os dez, Bolsonaro lidera e o único perfil não-bolsonarista é o de Lula. 

E não foram só os robôs do brother que ganharam destaque: o fundador da ferramenta Botsentinel, Christopher Bouzy, denunciou que a avalanche de novos seguidores no Twitter recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e as deputadas Carla Zambelli e Bia Kicis, são robôs. 

De acordo com publicação do analista de dados Pedro Baciela, a segunda de maior repercussão na comunidade lulista, "entre os dias 24 e 25, Jair Bolsonaro ganhou 31 mil seguidores, 155% a mais do que ganhou nos dois dias anteriores. Zambelli ganhou 23 mil no mesmo período, 307% a mais do que no período anterior. Bia Kicis 19 mil, 368% a mais. Carlos Bolsonaro, 19 mil e 358% a mais do que no período anterior. Flávio Bolsonaro ganhou 17 mil seguidores, 300% a mais do que no período anterior".

Foto com influencer Deolane e bots de Arthur faz Lula empatar com Bolsonaro na rede

A foto de Lula com a influencer Dra Deolane teve grande repercussão na comunidade lulista e fez o ex-presidente chegar à segunda posição do ranking dos principais perfis do dia. Bolsonaro reagiu à publicação e logo postou um vídeo antigo cortado da influencer para atacá-la, dizendo que ela gostava de defender bandido, gerando bastante engajamento de seus apoiadores. O grupo bolsonarista acabou conseguindo 42% do volume total de publicações, seguido pelos lulistas com 30%. Porém, formou-se uma comunidade em torno da "denúncia" de Lula sobre os bots do Arthur do BBB, que reuniu 12% dos perfis, em grande parte simpáticos ao petista. Confira infográfico a seguir e os principais tuites de cada comunidade.   

Bolsonaristas (rosa) - 42%
Com temas variados, o bolsonarismo comentou a questão da compra do Twitter por Elon Musk e um suposto desbloqueio do alcance de perfis de direita. Continuaram os ataques ao STF, desta vez na figura de Alexandre de Moraes, e atacaram também a senadora e pré-candidata Simone Tebet. Bolsonaro atacou a influencer Deolane, que se encontrou com Lula.

Publicação mais compartilhada

Lulistas (verde) - 30%
Atores de redes que não costumavam aparecer com destaque, como @jairmearrependi, estiveram entre os de maior engajamento. Escândalos do governo Bolsonaro obtiveram bom engajamento, e repercutiu a análise da subida repentina de seguidores de Bolsonaro, depois da compra do Twitter por Elon Musk. Lula adotou uma linguagem bem-humorada e foi a maior autoridade neste agrupamento. 

Publicação mais compartilhada

 

Bots do Arthur - BBB (azul) - 12%
Comunidade formada principalmente por postagens comentando a fala de Lula sobre os supostos bots contratados por Arthur Aguiar, que viria a se consagrar campeão  da edição de 2022 do BBB. Os comentários são, entre os principais perfis, de tom favorável ao petista.

Publicação mais compartilhada

Ciristas (verde) - 5%
Os apoiadores de Ciro Gomes compartilharam a fala de Lula sobre piadas com nordestinos em entrevista a youtubers para criticar o ex-presidente. A proposta da orquestração cirista é que influencers se aproximem de Ciro e estudem suas propostas e ideias.

Publicação mais compartilhada

Lavajatistas (azul pastel) - 3%
Houve ataques ao Lula, um vindo diretamente de Sergio Moro, que critica a menção de Lula à interferência divina em sua vida. A compra do Twitter pelo liberal Elon Musk foi comemorada.

Publicação mais compartilhada