REDES SOCIAIS

Data Fórum: Comunidades pró-Lula no Twitter superam bolsonaristas novamente

Carestia, queda no valor do salário mínimo e voto útil em Lula no 1º turno mobilizaram as comunidades anti-Bolsonaro

Créditos: Ricardo Stuckert
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

Nesta segunda-feira (9), os apoiadores de Lula superaram os bolsonaristas no Twitter, de acordo com análise da Data Fórum plataforma de monitoramento digital da Revista Fórum. Nas comunidades de lulistas e de progressistas pró-Lula, que juntas somaram 49%, o tema central foi o fracasso do governo Bolsonaro na economia, com queda no valor real do salário mínimo pela 1ª vez desde a redemocratização.

O bolsonarismo centrou os ataques no Lula, questionando pesquisas de opinião e ironizando o fato do ex-Presidente ter lido seu discurso no lançamento da chapa com Alckmin.

O debate sobre o voto útil em Lula já no 1º turno vem ganhando cada vez mais centralidade no Twitter, e foi tema abordado em diversas comunidades.

Bolsonaristas (salmão) - 34%
Bolsonaro divulgou vídeo em inglês, afirmando que o Brasil tem sido bem sucedido na preservação ambiental. Houve ataques ao Lula e à esquerda e foi ironizado o fato do ex-presidente ter lido seu discurso no lançamento da chapa com o Alckmin. O PL do Rio Grande do Sul divulgou uma “Pesquisa ao vivo” que apresenta Bolsonaro com 58% dos votos.

Principal tuite

Lulistas (azul claro) - 31%
O vídeo “Que Brasil você quer?” continuou em 1º lugar na comunidade pelo segundo dia consecutivo. Porém, o destaque do dia na comunidade foi a queda do valor real do salário mínimo no Governo Bolsonaro, o pior desempenho depois da redemocratização. Houve também defesa do voto útil em Lula já no 1º turno.

Principal tuite

Progressistas pró-Lula (verde) - 18%
Este agrupamento teve como destaques a carestia, inflação e o valor do salário mínimo sob Bolsonaro, além de apelos para o voto em Lula já no 1º turno. Ficaram evidenciados os valores elevados dos alimentos e o fato inédito do valor real do salário mínimo sofrer queda.

Principal tuite

Ciristas e esquerda radical (azul escuro) - 6%
Houve diversos temas no agrupamento que teve ciristas e militantes da esquerda radical agregados. Ciro falou do salário mínimo sob Bolsonaro. Houve menção à dissidência aberta por Rita von Hunty, onde criticaram quem prega o voto útil no 1º turno.  

Principal tuite

Lavajatistas (verde escuro) - 5%
O agrupamento lavajatista se concentrou na crítica aos que pedem definição entre Lula e Bolsonaro. A argumentação se pautou em afirmar que o maniqueísmo entre os dois supostos extremos é prejudicial.

Principal tuite

Metodologia

O estudo considera dados coletados a partir de termos de busca específicos recolhidos junto à API do Twitter em determinado período. Os dados (todos públicos) são submetidos a algoritmos de clusterização e ranqueamento, tendo como base as relações de retweets entre os usuários. Neste sentido, são formadas comunidades e atribuídos graus de relevância aos atores de rede, obedecendo aos critérios algorítmicos a que os dados foram submetidos.