ELEIÇÕES 2022

DataFórum: comunidades pró-Lula lideram no Twitter, embaladas por pesquisas de opinião

Desde o lançamento da chapa Lula/Alckmin que os grupos pró-Lula e antiBolsonaro superam o bolsonarismo no debate eleitoral no Twitter

DataFórum: comunidades pró-Lula lideram no Twitter, embaladas por pesquisas de opinião.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento realizado pelo DataFórum a partir de dados prospectados no Twitter nesta quarta-feira (11) mostra que, mais uma vez os grupos de apoio ao ex-presidente Lula (PT) e anti-Bolsonaro superaram os bolsonaristas. Tal movimentação se observa desde o lançamento da chapa Lula/Alckmin, ocorrida no último sábado (7). 

A passagem do pré-candidato do PT pelo estado de Minas Gerais, juntamente com a divulgação de novas pesquisas que indicam a vitória de Lula no primeiro turno, foram as responsáveis por mais uma vez fazer com que os grupos lulistas e anti-Bolsonaro se destacassem no Twitter. 

Por sua vez, os grupos bolsonaristas centraram suas ações em ataques ao sistema eleitoral e entoaram o discurso de que o único resultado aceitável é a vitória de Bolsonaro no pleito deste ano, o contrário disso, para o grupo de apoio ao presidente, é fraude. 

Na hoste dos ciristas o engajamento versou em torno dos influenciadores classificados como "nem, nem", ou seja, nem Lula e nem Bolsonaro. Também teve forte presença a reação de Ciro Gomes diante dos apelos para que retire a sua candidatura. 

Foram analisados 663764 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite', 'Simone Tebet' e 'Doria'. 

 

Análise de dados 

 

O destaque da comunidade bolsonarista foi o ataque ao processo eleitoral, afirmando que Bolsonaro ganha se não houver fraude. Bolsonaro novamente divulgou imagens de apoio popular. Ainda houve espaço para o discurso que o Lula é uma ameaça para o “mercado” e a divulgação de imagens de pessoas de verde e amarelo com o a frase “Patriotas expulsam Lula de Juiz de Fora”. 

No grupo dos lulistas foi destacado a a pesquisa Quaest/Genial, que aponta 46% de chances de vitória no 1º turno. Também foi abordado o rápido enriquecimento da família Bolsonaro, críticas ao preço dos combustíveis e a privatização da Petrobras. Também circulou bastante um vídeo da polícia ameaçando com armas militantes de esquerda em Juiz de Fora.

Já entre os progressistas a foto de Lula com o cantor Djonga e a sua passagem por Minas Gerais deram o tom. Houve também postagens satirizando Bolsonaro no enfrentamento contra Lula. Uma matéria da Veja foi elencada em tom bem-humorado, para falar daquele que seria o ponto fraco de Bolsonaro e que será levado para a campanha por Lula. 

A comunidade dos ciristas deram destaque para figuras da imprensa liberal, como Vera Magalhães, pois, a jornalista comenta positivamente a iniciativa de Ciro contra o Golpe. Já o pré-candidato reafirma sua intenção de ir até o final do processo eleitoral. Antonio Tabet ironizou, dizendo que, se Lula retirasse a candidatura, Ciro venceria Bolsonaro. O contexto da declaração é uma resposta aos que afirmam que se Ciro retirar a candidatura Lula ganharia no primeiro turno.

Por fim, os lavajatistas permaneceram nas críticas a Lula e Bolsonaro. Em relação ao Lula, Deltan Dallagnol compartilhou vídeo-montagem com paródia crítica ao vídeo Lula Lá. Este mesmo vídeo foi compartilhado por outros destaques da comunidade.

Veja os dados: