ELEIÇÕES 2022

DataFórum: casamento de Lula e Janja mobiliza discussões nas redes

As críticas da mídia liberal ao custo da festa foram rebatidas com os gastos no cartão corporativo feitos por Bolsonaro

DataFórum: casamento de Lula e Janja mobiliza discussões nas redes.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

DataFórum desta quinta-feira (19) revela que o casamento do ex-presidente Lula com Janja foi o assunto que mobilizou a imprensa e as redes sociais. 

Os grupos lulistas aproveitaram a ocasião para rebater matérias da imprensa tradicional que classificaram o casamento de Lula e Janja como "ostentação" e trouxeram para a discussão os gastos do presidente Bolsonaro com o cartão corporativo. 

O campo bolsonarista agiu de maneira coordenada para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que ontem recebeu a defesa do presidente da Corte, Luiz Fux. O discurso adotado pela extrema direita nas redes é de que o presidente Bolsonaro oferece ao STF uma "chance" de saída para a crise. 

Por sua vez, o campo cirista aproveitou o vídeo de Ciro Gomes, onde o pedetista, a partir de um vídeo react, desferiu ataques ao comediante Gregório Duvivier. A reação dos ciristas revela que a tese do voto útil em Lula no primeiro turno gerou crise na campanha do PDT. 

O casamento do ex-presidente Lula com Janja fez com que os grupos lulistas superassem os bolsonarista em menções: 42% e 41%, respectivamente. 

Os ciristas foram responsáveis por 4% das menções e os grupos lavajatistas com 3%. 

Foram analisados 623.628 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite', 'Simone Tebet' e 'Doria'. 

 

 

 

Casamento de Lula com Janja mobiliza as redes 

 

O assunto da comunidade lulista ontem foi o casamento do Lula, que divulgou a foto do momento da troca de alianças com a Janja.

Os gastos do casamento, criticados na imprensa liberal, foram rebatidos com dados sobre os gastos com cartão corporativo realizados por Bolsonaro. Augusto de Arruda Botelho alertou que a notícia-crime contra Alexandre de Moraes serve para desviar o foco dos problemas reais do governo.

 

Bolsonaristas centram ataques em Alexandre de Moraes 

 

O bolsonarismo apostou no conflito com o STF, que foi o destaque do agrupamento.

Os influenciadores, em uma clara mostra de ação coordenada, afirmaram que Bolsonaro, com a notícia-crime contra Alexandre de Moraes, está dando uma chance ao STF para ter uma “saída honrosa” para a crise.

 

Ciro Gomes lidera comunidade de apoio em ataques contra Gregório Duvivier 

 

Toda a comunidade cirista foi centrada no React do candidato ao Gregório Duvivier.

Ciro fala que o humorista cometeu uma “barrigada” em seu programa na HBO e vários militantes ciristas comentam o que foi falado na peça de propaganda publicada por Ciro nas redes.

 

 

Lavajatistas apostam em vídeos dramáticos e apelativos 

 

Dallagnol fez uma postagem apelativa, utilizando crianças com câncer e autismo para atacar o Lula, que entrou com recurso para aumentar o valor da indenização que a justiça condenou o ex-procurador a pagar.

Moro lamentou a morte de um policial rodoviário e Felipe Moura Brasil afirmou que a CPI Lava Toga investigaria os ministros do STF, mas que agora Bolsonaro a usa para fazer cortina de fumaça. 

Repercussão do casamento de Lula e Janja 

Comentários sobre o casamento de Lula e sobre ações de apoio ao ex-Presidente em shows e eventos artístico-culturais.