ELEIÇÕES 2022

DataFórum: custos do casamento de Lula e Janja movimentam discussões no Twitter

Lulistas compararam os gastos do casório com o alto "custo Bolsonaro" para os cofres públicos, citando férias, motociatas e comitiva à Dubai

DataFórum: custos do casamento de Lula e Janja movimentam discussões no Twitter.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento do DataFórum desta sexta-feira (20) mostra que o casamento do ex-presidente Lula com a Janja se manteve como a principal discussão no Twitter.

Os grupos bolsonaristas criticaram os custos do evento, que foi pago com dinheiro privado. Por sua vez, os grupos lulistas rebateram a estratégia dos apoiadores de Bolsonaro e compararam os custos do casamento com os gastos de Bolsonaro com férias, viagens, motociata etc., todos com verba pública. 

Os dados prospectados do Twitter também revelam que se formou uma comunidade de perfis que comentam sobre cultura pop que, cujo principal assunto foi o casamento de Lula e Janja com comentários bem-humorados e críticas à cobertura da imprensa tradicional sobre o evento. 

Foram analisados 544.785 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite', 'Simone Tebet' e 'Doria'. 

 

Bolsonaristas criticam custos do casamento de Lula e Janja 

 

O Bolsonarismo teve uma pauta variada, mas alguns dos tweets de maior engajamento ironizaram o casamento do Lula, muitas vezes citando os gastos. Uma pesquisa de opinião do instituto Ideia com Bolsonaro à frente de Lula teve grande alcance. 

Carlos Bolsonaro divulgou a inflação da Inglaterra para justificar o caos econômico no Brasil. Também foi citada a viagem do Elon Musk ao Brasil.

 

Lulistas analisam "custo Bolsonaro" para o Brasil 

 

A publicação de maior alcance na comunidade foi do Fábio Pannunzio, que comparou gastos de férias, viagens e motociatas do Bolsonaro, pagas com dinheiro público e os custos do casamento do Lula, pago com recursos próprios. 

A comparação do “custo Bolsonaro” com o valor gasto no casamento deu o tom do restante da comunidade, que ainda teve fotos divulgadas pelo próprio ex-Presidente e um vídeo compartilhado pelo Kalil divulgando a aliança entre ambos.

 

Perfis de cultura pop criticam cobertura da imprensa sobre casamento de Lula e Janja

Comunidade com vários destaques positivos ao Lula e ao seu casamento. Membros satirizaram a cobertura da imprensa sobre o casamento, afirmando ser muito parcial e desmedida. 

Houve comparação do perfil do Lula com do Bolsonaro, alegando que o primeiro se encaixa muito mais no estereótipo cristão do que o segundo.

 

Lavajatistas com Ciro Gomes? 

 

Movimentação interessante na comunidade cirista que agrega postagens elogiosas ao candidato por parte de Mario Sabino, até recentemente apoiador de Moro e do programa Pânico, que entrevistou Mangabeira Unger. 

A disputa com Gregório Duvivier continuou sendo a linha mestra do Ciro. 

 

Moro defende privatização da Eletrobras 

No campo dos lavajatistas, destaque para o fato de o ex-juiz Sergio Moro defender a privatização da Eletrobras, afirmando empresas estatais serem feudos e cabides de emprego. 

Também destacaram que Lula e Bolsonaro são duas faces da mesma moeda, inclusive usando a temática dos gastos de Lula com seu casamento como ponto de confluência com os gastos de Bolsonaro com o cartão corporativo. Continuou repercutindo a postagem do Deltan, que utiliza crianças com câncer e autismo para atacar o Lula, afirmando que ele quer ficar com o dinheiro das doações.