ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Desistência de Doria e ataques a Paola Carosella movimentam o debate eleitoral no Twitter

No campo lulista o debate teve como foco a pauta econômica e a diminuição de verba de programas sociais para a compra de tratores

DataFórum: Desistência de Doria e ataques a Paola Carosella movimentam o debate eleitoral no Twitter.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (24) revela que a desistência de João Doria (PSDB) em concorrer à presidência da República esteve no centro das mobilizações bolsonaristas e ciristas no Twitter. 

A cozinheira Paola Carosella também esteve no centro do debate eleitoral: os bolsonaristas mobilizaram as suas redes e perfis para atacar a chef de cozinha com discursos de ódio, boicote aos seus estabelecimentos com o objetivo de destruir sua reputação. 

No entanto, a ex-jurada do Master Chef contou com a solidariedade das redes lulistas, que saíram em defesa de Carosella e defenderam o seu posicionamento político. 

Além disso, os grupos lulistas concentraram as suas ações na divulgação da redução de verbas para o "Auxílio Brasil" para a compra de tratores como forma de beneficiar a base aliada do governo Bolsonaro. 

Foram analisados 615.239 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite', 'Simone Tebet' e 'Doria'. 


Bolsonaristas atacam Paola Carosella 


Os bolsonaristas centraram seus ataques novamente na Paola Carosella, promovendo uma campanha de boicote aos seus restaurantes e tentando manchar a reputação da chef.

 

Alguns dos perfis de maior alcance comemoraram a desistência de João Doria da corrida presidencial, como Luciano Hang. Bolsonaro divulgou ações do governo federal.

 

Lulistas destacam redução de verba do Auxílio Brasil 

 

A comunidade lulista teve como destaque a pauta econômica, citando a carestia e contrapondo a redução das verbas para o “Auxílio Brasil” com o aumento de recursos para aquisição de tratores para aliados do governo.

O “Bolsolão do Lixo” e a inocência do Lula continuaram repercutindo no grupo.

 

Progressistas comentam desistência de Doria 

 

Foi uma comunidade com temas diversos, mas que também comentou a desistência de Doria da candidatura. Entre os destaques há um comentário sarcástico sobre a notícia que a pauta LGBTQIA+ perderia força com a desistência de Doria, segundo tucanos.

 

Memes depreciativos em relação ao Bolsonaro também foram observados. 

 

 

Ciro Gomes é a “única via possível”, segundo os ciristas 

 

A desistência de Doria foi usada pelo cirismo para alavancar elogios a Ciro Gomes pela manutenção de sua candidatura alternativa à suposta polarização.

Ciro é colocado como única via possível e diversos perfis destacam que ele seria o único candidato a ter projeto para o país. 


Lavajatistas também lamentam a saída de Doria do pleito nacional 

 

A comunidade teve entre os destaques personagens como Rodrigo Maia e Eduardo Paes, além dos mais caracterizados como lavajatistas. O tema principal foi a desistência de João Doria Jr de sua candidatura ao Planalto. Moro também se manifestou neste sentido.

Ataques a Lula também a compuseram, com destaque ao suposto valor de apartamento do ex-Presidente.