ELEIÇÕES 2022

DataFórum: lulistas comemoram Datafolha, que aponta vitória do Lula no 1º turno

Bolsonaristas ignoram pesquisa eleitoral e Ciro fica fora das principais comunidades pela primeira vez

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

O DataFórum desta sexta-feira (27) aponta o impulsionamento da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a repercussão da pesquisa Datafolha, que aponta a possibilidade de sua vitória no 1º turno.

Geralmente, o bolsonarismo tem mais destaque nas redes do que apoiadores de Lula, único local além dos quartéis em que o presidente aparece em vantagem. Com a divulgação do Datafolha, no entanto, essa tendência se inverteu e o lulismo cresceu nas redes.

Perfis bolsonaristas ainda tentaram, em vão, contrapor o Datafolha com imagens do Bolsonaro em meio aos apoiadores, para “comprovar” a popularidade do Presidente.

Ciro de fora

O cirismo não apareceu entre as 5 principais comunidades analisadas nesse levantamento, fato inédito desde o início do acompanhamento.

Foram analisados 543.846 tuítes com as seguintes autoridades pesquisadas: Lula, Bolsonaro, Ciro, Moro, Simone Tebet, Eduardo Leite e Alckmin. Normalmente analisamos cinco grandes comunidades da internet, mas desta vez acrescentamos uma sexta para analisar o cirismo, que ficou de fora dessas comunidades.

Venda de refinaria abaixo do preço

Também repercutiu a venda da refinaria de Lubnor, da Petrobras, no Ceará, abaixo do valor real e o pedido de investigação sobre os cachês milionários de cantores sertanejos. Kalil apareceu em destaque promovendo a aliança com Lula em Minas Gerais.

Esquerda radical ataca Bolsonaro e o PT

A esquerda radical hostilizou Bolsonaro e deu destaque para a revolta com a chacina na Vila Cruzeiro/RJ e do assassinato de uma pessoa pela PFR, em uma “câmara de gás” improvisada dentro de uma viatura. Houve apoio explícito ao Lula, mas também militantes do PCB atribuindo violência policial ao PT.

"Bolsonaro é louco e eu sou Lula"

O grupo formado por perfis que cobrem entretenimento e pessoas que usam o humor para apoiar o Lula voltou a se posicionar contra Bolsonaro. A pesquisa Datafolha também foi um dos destaques deste agrupamento.

Merval, Antagonista etc.

O lavajatismo repercutiu a mídia liberal, com matérias anti-Lula e favoráveis a Sérgio Moro. Os destaques do grupo, além do próprio Moro, foram: Merval Pereira, CNN, O Antagonista, Diogo Mainardi e Felipe Moura Brasil. O principal tema foi a recusa em aceitar a inocência do Lula.

Comemorando o 3º lugar

O grupo cirista comemorou o 3º lugar no Datafolha e divulgou o apoio do Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, do partido do Bolsonaro. Ciro ainda criticou Bolsonaro pelo veto à Nise da Silveira e repudiou a “câmara de gás” da PRF.