DATA FÓRUM

Data Fórum: Apoiadores de Bolsonaro compartilham mais postagens do que lulistas

Partidários de petista favoritam mais do que retuítam e ficam pra trás no alcance das publicações

Créditos: Ricardo Stuckert / Flickr Bolsonaro
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A análise das redes desta segunda-feira (2) mostra que novamente o bolsonarismo teve um grande volume de interações no Twitter, alcançando quase 50% das publicações citando os presidenciáveis. É o que mostra o monitoramento da plataforma de dados da Revista Fórum, a Data Fórum, a partir de 592.937 postagens públicas no Twitter com menções aos pré-candidatos à Presidência da República. 

De acordo com o levantamento, o grupo lulista segue com dificuldades em conseguir um grande número de retuítes, pois a comunidade tem o hábito de favoritar mas não retuitar, o que reduz o alcance do discurso. A comunidade formada pelos apoiadores do ex-presidente representou 29% do total de volume de publicações. 



Bolsonaro segue sendo atacado por perfis de fora do espectro político partidário, fenômeno espontâneo nas redes que está se consolidando aos poucos. Nessa comunidade, o destaque foi uma publicação de um vídeo pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) feito durante um evento de distribuição de gás a preço justo com Dona Marcele, moradora da Carobinha, subúrbio do Rio. 

 

Bolsonaristas (azul) - 49%
O bolsonarismo alternou entre ataques ao Lula, e à esquerda em geral, e publicações positivas sobre Bolsonaro. O presidente divulgou ações do seu governo, a cantora Daniela Mercury foi acusada de fazer campanha antecipada e houve insinuação que o marqueteiro do Lula tem ligações com a Rede Globo.

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Lulistas (laranja) - 29%
Continuou tendo forte repercussão o pedido de desculpas de Lula aos policiais, além de críticas ao Bolsonaro por atrapalhar a campanha de vacinação com seus atos e falas.  A economia e os escândalos do governo Bolsonaro tiveram bom engajamento na comunidade.

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Protagonismo independente (verde) - 6%
Meme lançado por Bolsonaro com o Gradient App foi ridicularizado por membros desta comunidade. As imagens apresentadas na imagen foram comparadas de maneira jocosa com um episódio da série The Office. Teve destaque a campanha da FUP, que entrega gás de cozinha a preço justo, com depoimento de beneficiada revelando voto em Lula e criticando Bolsonaro.

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Lavajatistas (rosa) - 4%
Sergio Moro destacou uma fala à CNN, na qual comentou a condenação pelo Comitê da ONU. As supostas gafes de Lula são colocadas como elementos que beneficiam Bolsonaro por Kim Kataguiri. A entrevista com Sergio Moro aos canais digitais do Vem Pra Rua foi destacada pelo perfil do movimento.

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Ciristas (amarelo) - 4%
Repercutiu na comunidade cirista uma fala de Ciro, afirmando que a eleição não está resolvida, pois, segundo ele, os atos de 1º de Maio com os líderes da corrida presidencial fracassaram.

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Metodologia

O estudo considera dados coletados a partir de termos de busca específicos recolhidos junto à API do Twitter em determinado período. Os dados (todos públicos) são submetidos a algoritmos de clusterização e ranqueamento, tendo como base as relações de retweets entre os usuários. Neste sentido, são formadas comunidades e atribuídos graus de relevância aos atores de rede, obedecendo aos critérios algorítmicos a que os dados foram submetidos.