REDES SOCIAIS

Data Fórum: Lavajatismo e cirismo se unem como linha auxiliar de Bolsonaro

Confira análise da plataforma de monitoramento digital da Revista Fórum sobre a disputa das redes no Twitter

Por
Escrito en TECNOLOGIA el

Análise da plataforma de monitoramento digital da Revista Fórum, a Data Fórum, mostra que nesta quinta-feira (5), o grupo de apoiadores do ex-presidente Lula criticou a mídia corporativa pela cobertura tendenciosa, que busca evidenciar aspectos negativos do petista. Foram monitoradas 773.597 postagens públicas do Twitter com menções aos presidenciáveis.  

Novamente uma comunidade pró-Lula e anti-Bolsonaro se formou em torno de perfis de entretenimento e cultura pop. Se somados ao lulismo, representam 47% do debate presidencial no Twitter, superando o bolsonarismo.

Uma vez mais o lavajatismo e o cirismo formaram uma mesma comunidade de engajamento, que vem sendo mais anti-Lula do que anti-Bolsonaro.

Bolsonaristas (azul) - 40%
Bolsonaro postou um vídeo entre apoiadores na Paraíba e seu filho Flavio afirmou que Adélio será solto. Também foi postada uma foto de um segurança do Lula fortemente armado, questionando o discurso antiarmas. Porém, o assunto mais comentado foi um discurso do Lula em Sumaré, com acusações de que houve campanha antecipada.

Tuite mais compartilhado

Lulistas (laranja) - 31%
O principal destaque da comunidade lulista foi a crítica à forma como a mídia corporativa refere-se ao Lula, sempre buscando evidenciar deméritos. Continuou repercutindo bastante a imagem do Lula com o sabre de Luz, em referência ao Star Wars, além do veto à lei Aldir Blanc e dos deputados que votaram contra o piso nacional da enfermagem.

Tuite mais compartilhado

Cultura pop / pró-Lula (lilás) - 16% 
Os destaques desta comunidade, formada por perfis mais simbióticos com os movimentos de Rede, revelam amplo rechaço a Bolsonaro. A campanha pelo título de eleitor para os mais jovens foi lembrada, com a missão de tirar Bolsonaro da Presidência. Bolsonaro também foi criticado por sua discussão com Anitta e Leonardo DiCaprio. Lula, por outro lado, tem apoios entre os destaques, onde foi minimizada sua fala sobre a Ucrânia na Time e resgatada a lembrança de tempos de menos carestia na Era Lula.  

Lavajatismo / ciirismo (verde) - 8%
Novamente lavajatismo e cirismo se congregaram em uma mesma comunidade. Os ataques a Lula e ao PT são constantes entre os destaques. Ciro Gomes afirma haver preconceito de Gleisi e Eduardo Bolsonaro contra ele, por ser nordestino. Sergio Moro, por outro lado, fala de seu encontro com a juventude. Perfis da mídia comercial também se destacaram. Estadão falando dos cultos de Michelle Bolsonaro para curar o Brasil. Na CNN o destaque foi o Show de Daniela Mercury no ato das centrais sindicais que deu apoio a Lula e teve parte do cachê pago pela prefeitura.

Metodologia

O estudo considera dados coletados a partir de termos de busca específicos recolhidos junto à API do Twitter em determinado período. Os dados (todos públicos) são submetidos a algoritmos de clusterização e ranqueamento, tendo como base as relações de retweets entre os usuários. Neste sentido, são formadas comunidades e atribuídos graus de relevância aos atores de rede, obedecendo aos critérios algorítmicos a que os dados foram submetidos.