ELEIÇÕES 2022

DataFórum: XP é criticada por censurar pesquisa e Bolsonaro é responsabilizado pela fixação do "rol taxativo"

Após fiasco com domicílio eleitoral, lavajatistas já sonham com Moro em 2026; bolsonaristas tentam isentar presidente do caos econômico

DataFórum: XP é criticada por censurar pesquisa e Bolsonaro é responsabilizado pela fixação do "rol taxativo".
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (10) revela que os grupos bolsonarista ensaiam discurso que busca retirar do presidente Bolsonaro (PL) a culpa pelo caos econômico em que se encontra o Brasil. Para os apoiadores do presidente, a culpa é da pandemia. 

Além disso, as comunidades de apoio ao ocupante do Palácio do Planalto afirmam que o presidente acerta ao propor que os governadores reduzam o ICMS sobre os combustíveis. 

A censura da XP Investimentos sobre a mais recente pesquisa eleitoral encomendada pela agência foi motivos de muitas críticas por parte dos grupos lulistas, que também debocharam da viagem de Bolsonaro aos EUA, onde participou da Cúpula das Américas. 

Após a derrocada total do ex-juiz Sergio Moro, que não conseguiu provar domicílio eleitoral em São Paulo e não poderá ser candidato pelo estado em questão, os lavajatistas acionaram o modo melancolia e já falam em 2026, pois, acreditam que até lá Moro pode se reconstruir e voltar com mais força política. 

Foram analisados 579.678 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonaro ironiza Dia dos Namorados

 

Bolsonaro publicou um meme sobre o Dia dos Namorados, falando que decretou que todo solteiro tem direito a uma namorada, com grande repercussão. 

Porém foi a pauta econômica que deu o tom na comunidade, com bolsonaristas afirmando que o governo é um modelo de combate à inflação, ao propor redução de ICMS dos combustíveis, e que a culpa do caos econômico é da pandemia e do “fique em casa”.

 

Lulistas criticam XP por censurar pesquisa eleitoral 

 

Na comunidade lulista a pesquisa não divulgada da XP / Ipespe, foi destaque novamente, assim como 33 milhões de pessoas passando fome no país. 

Circulou a imagem do Bolsonaro dando entrevista nos EUA com um caminhão passando atrás dele com a frase “Democracy or Bolsonaro”. Bolsonaro foi responsabilizado pela fixação do “rol taxativo”.

 

Comunidade pop pede a Lula programa "Meu Namorado, Minha Vida" 

 

Comunidade com algumas temáticas afastadas do cenário político-eleitoral, mas que também traz entre os destaques críticas a Bolsonaro. 

Com memes e tiradas de humor, alguns pedem o programa Meu Namorado, Minha Vida ao Lula e destacam que os pronunciamentos de Bolsonaro durante a programação televisiva são ruins. 

 

 

Lavajatistas lançam "Moro 2026" 

 

Nesta comunidade se destacaram críticas ao Lula e loas ao Sergio Moro. O primeiro é comparado a Bolsonaro e que seu retorno, junto com o PT, seria um retrocesso no combate à corrupção. Lula foi lembrado por seus aliados e também comparado ao ditador da Coreia do Norte por suas posições sobre controle social da mídia. 

 

Já Sérgio Moro foi mencionado como perseguido político e injustiçado, e que sua desistência da candidatura é só um adiamento do seu projeto.

 

Ciristas destacam apoio de Heloisa Helena a Ciro Gomes 

 

A comunidade cirista destacou que, mesmo PSOL e REDE formando uma federação partidária e apoiando Lula, Heloísa Helena declarou apoio ao Ciro Gomes. 

Lula foi criticado por Cabo Daciolo por supostamente ser homofóbico, quando o deputado resgata vídeo do ex-Presidente. Lula também foi criticado por supostas posições quanto às cotas raciais.