ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Pedido de Bolsonaro para que Biden intervenha na eleição repercute no Twitter

A fala do ministro do STF, Luiz Fux, de que o presidente Lula não é inocente, também gerou controvérsia na rede

DataFórum: Pedido de Bolsonaro para que Biden intervenha na eleição repercute no Twitter.Créditos: Foto: Alan Santos/PR
Escrito en TECNOLOGIA el

DataFórum desta segunda-feira (13) revela que os grupos bolsonaristas comemoraram a motociata que Bolsonaro (PL) realizou na Flórida (EUA). Além disso, os grupos de apoio ao presidente espalharam uma fake news na qual um economista da ONU teria afirmado que o governo Federal "salvou o mundo de uma crise dos alimentos". 

Entre os grupos lulistas e da comunidade pop, o destaque foi o pedido do presidente Bolsonaro ao mandatário dos EUA, Joe Biden, para que intervenha na eleição brasileira e impeça a vitória de Lula (PT), líder nas pesquisas de intenção de votos. 

Outro fato que teve muita repercussão entre os apoiadores do ex-presidente Lula, foi entrevista ao filme "Amigo Secreto", da cineasta Maria Augusta Ramos, o ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar, que foi preso pela Lava Jato e forçado a fazer delação premiada, confirma que Lula (PT) era "o principal alvo" dos procuradores da força-tarefa, capitaneada por Deltan Dallagnol. 

Novamente os grupos ciristas e lavajatistas se uniram no discurso e defenderam a tese do Nem Lula, nem Bolsonaro", a partir de um tweet do Monark, que já defendeu a livre-expressão para nazistas. 
 

Foram analisados 523.365 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
 

 

Bolsonaristas comemoram motociata de Bolsonaro nos EUA 

 

A viagem de Bolsonaro aos EUA foi o destaque da comunidade, com a motociata em Orlando, Flórida, sendo divulgada pelo próprio Presidente e comemorada pelos seus seguidores. 

Uma fake news foi destaque na comunidade, afirmando que um economista da ONU disse que o Governo Bolsonaro salvou o mundo de uma crise de alimentos. Flávio Bolsonaro comemorou um comerciante baleando um assaltante com a frase “Menos um eleitor do Lula”. A fala do Fux, dizendo que Lula não é inocente, repercutiu também.

 

Lulistas criticam pedido de Bolsonaro a Biden para que intervenha na eleição brasileira 

 

Neste agrupamento repercutiu o pedido de Bolsonaro para ajudá-lo nas eleições, para que ele possa defender os interesses dos EUA, coisa que o Lula não faria.

 

A privatização da Eletrobras foi destaque também, assim como a declaração de um delator da Odebrecht, de que o alvo da Lava Jato era o Lula.

 

Comunidade pop satiriza viagem de Bolsonaro nos EUA 

 

Comunidade orientada para abordagens bem-humoradas da política, teve um tweet de grande alcance ironizando o pedido do Bolsonaro para o Biden ajudá-lo na disputa eleitoral. 

A teoria da conspiração de Ratanabá foi ridicularizada e foi feito o registro que nos EUA Bolsonaro usa capacete, enquanto no Brasil não.

 

Ciristas e lavajatistas se unem contra Lula e Bolsonaro 

 

Na comunidade que uniu javajatistas e ciristas o tweet de maior alcance foi do Monark afirmando que tanto Bolsonaro quanto Lula seriam prejudiciais ao Brasil. 

Foi anunciada entrevista com Ciro nesta segunda, mas também houve crítica à chapa Lula/Alckmin, explorando antigas contradições políticas e foi lembrada a morte de pessoas em Manaus por falta de oxigênio, em alusão à frase de Bolsonaro de que as pessoas podem viver sem oxigênio.