ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Eleição de Gustavo Petro gera esperança entre lulistas e medo no bolsonarismo

Apoiadores do presidente Bolsonaro apostam em discurso que relaciona PT com o narcotráfico

Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum (21) desta terça-feira (21) revela que a eleição de Gustavo Petro à presidência da Colômbia produziu, como era de se esperar, distintas reações entre o campo lulista e o bolsonarista. 

No campo bolsonarista, o tom adotado diante da eleição de Petro foi o de medo e a utilização do fato de o presidente eleito Colômbia ser ex-guerrilheiro. Uma das vozes que puxou tal discurso foi a ex-ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves. 

Já entre os perfis lulistas, a vitória de Gustavo Petro foi tratada com o sentimento de esperança. Também foi destacado o fato de ser a primeira vez que a esquerda é vitoriosa em um pleito nacional na Colômbia. 

O cirismo e o lavajatismo, mais uma vez, compartilharam a mesma comunidade de repercussão no Twitter, ou seja, os perfis de ambos os campos compartilharam postagens de influenciadores de ambos os grupos. Todavia, desta vez o alvo foi o presidente Bolsonaro, ao invés de Lula. 

Foram analisados 474.243 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

 

Bolsonaristas relacionam PT com narcotráfico e revelam medo com avanço da esquerda na AL

 

O destaque no bolsonarismo foi a relação entre Lula e o narcotráfico. 

A eleição de Gustavo Petro na Colômbia também gerou bom engajamento na comunidade bolsonarista, além de sensação de medo. O grupo trabalhou com o discurso de que o Brasil, hoje, é o bastião do conservadorismo nas Américas. 

O jornalista Ricardo Noblat foi atacado pelo presidente e outros influenciadores reverberaram o tweet, com Flávio Bolsonaro chegando a dizer que o Noblat fez uma ameaça de morte e não uma figura de linguagem.

 


Lulistas celebram vitória de Gustavo Petro na Colômbia 

 

A vitória de Gustavo Petro na Colômbia teve destaque na comunidade lulista.

Comemorou-se o fato de uma guinada à esquerda na América Latina e a conquista inédita dos colombianos, que elegeram pela primeira vez em sua história um presidente socialista. 

 

Também teve destaque o caso da menina de 11 anos que foi estuprada e impedida de fazer o aborto.

 

O preço dos combustíveis e os gastos de Bolsonaro com o cartão corporativo. 

 

 

 


Perfis de esquerda celebram Francia Márquez como vice de Petro 

 

Comunidade formada por perfis independentes de esquerda, ou seja, sem vínculo direto com siglas ou candidatos da esquerda brasileira, analisaram o fato de Gustavo Petro ter sido eleito na Colômbia com uma vice, Francia Márquez, de esquerda. 

Para esta comunidade, o fato histórico da Colômbia mostra que é possível vencer forças conservadoras com uma chapa totalmente à esquerda. Diante disso, criticaram o fato de Lula ter Geraldo Alckmin, de perfil conservador, como seu vice. Além disso, também trataram da ausência de mulheres nas chapas brasileiras. 

 

Cirista e lavajatistas concentram ataques em Bolsonaro 

 

Os grupos ciristas e lavajatistas novamente compartilharam comunidade e criticaram, juntos, o presidente Bolsonaro.

 

Ciro Gomes insistiu na simetria entre Lula e Bolsonaro e fez um apelo para que leiam suas propostas para o Brasil. 

O lavajatismo apostou nas traições políticas de Bolsonaro e sua responsabilidade na condução da alta dos combustíveis.