ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Bolsonaristas incentivam violência política contra Lula no Twitter

Suplicy vira destaque após “dar bronca” na campanha de Lula por não ter sido convidado para o lançamento das diretrizes do programa de governo

DataFórum: Bolsonaristas incentivam violência política contra Lula no Twitter.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (22) revela que os grupos bolsonaristas deixaram de lado a divulgação de pautas positivas do governo Bolsonaro para centrar em ataques e incentivo à violência política contra o ex-presidente Lula (PT). 

A tática dos grupos bolsonaristas de usar o Twitter para incentivar atos de violência contra o pré-candidato do PT à presidência da República já havia sido registrada em outros levantamentos, e os recentes de caso de tumultos provocados por militantes da extrema direita em eventos do PT mostra que ela tem gerado ressonância fora das redes. 

Entre os perfis lulistas, o discurso adotado foi a denúncia de escândalos de corrupção no governo Bolsonaro, a volta da fome e a privatização da Eletrobras. 

O episódio em que o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) deu "uma bronca" no comando da campanha de Lula, por não ter sido convidado para o lançamento das diretrizes do programa de governo, foi utilizado pelas comunidades da esquerda crítica ao PT, ciristas e lavajatistas.  

O climão causado por Suplicy gerou uma ampla repercussão no Twitter, fez também que a proposta de Renda Básica Cidadã voltasse a ser discutida. 

Foram analisados 499.341 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonaristas incentivam violência política contra Lula 

 

O grupo se concentrou em realizar ataques ofensivos ao Lula, com destaque para o militante bolsonarista que invadiu a reunião de apresentação do plano de governo, acusações vagas de corrupção e mensagens de apelo religioso. 

Também teve bom engajamento um vídeo do Tarcísio de Freitas criticando o Governo Lula. 

Ainda continuou repercutindo a fala do Lula sobre a libertação dos sequestradores de Abílio Diniz.

 

Lulistas criticam gastos de Bolsonaro com cartão corporativo 


Esta comunidade concentrou suas críticas no Bolsonaro, citando o cartão corporativo, uma fake news divulgada por Flávio Bolsonaro, críticas à privatização da Eletrobras, volta da fome e escândalos do Governo Bolsonaro. 

Ainda continuou repercutindo a eleição do Gustavo Petro na Colômbia e o caso da juíza de SC que impediu um aborto legal de uma menina estuprada. 

 

Esquerda radical se une a ciristas e lavajatistas na crítica ao PT 

 

O grande tema dos destaques desta comunidade foi a fala do vereador Eduardo Suplicy no lançamento do programa de governo colaborativo do PT. 

Ciristas, esquerdistas radicais, mas também lavajatistas, se agregaram nesta comunidade. 

As críticas ao PT e à candidatura Lula vieram principalmente dos dois primeiros grupos, que enalteceram Suplicy e sua postura, além da Renda Básica de Cidadania proposta por ele. 

 

Esquerda independente e comunidade pop centram críticas no governo Bolsonaro 

 

Nesta comunidade predominou críticas aos gastos com o Cartão Corporativo do Governo Federal.



 Entre os destaques houve a fala de um usuário que demitiu sua funcionária por ser anti-LGBT e bolsonarista. Além da própria postagem, houve críticas à postura.