ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Bolsonaro vira piada no Twitter com prisão de Milton Ribeiro

Bolsonaristas não negaram que há corrupção no Ministério da Educação, mas eximiram o presidente de culpa

DatáFórum: Bolsonaro vira piada no Twitter com prisão de Milton Ribeiro.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (23) revela que a prisão de Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro (PL), foi o principal assunto em todas as comunidades analisadas no Twitter. 

Entre os grupos lulistas, Bolsonaro virou piada. Foi resgatada uma fala do presidente em que ele sai em defesa de Milton Ribeiro e afiram que colocaria a sua cara inteira no fogo pelo ex-ministro. Pipocaram memes irônicos com a declaração do mandatário. 

 

 

Nos grupos bolsonaristas, o discurso adotado foi o de não negar a existência de corrupção no Ministério da Educação e adotar a estratégia de eximir o presidente de algum tipo de culpa no âmbito do escândalo do "Bolsolão do MEC". ,

 

Foram analisados 637.050 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Prisão de Milton Ribeiro predomina entre os assuntos da comunidade lulista 

O tema predominante na comunidade lulista foi a prisão de Milton Ribeiro, ex-ministro da educação do governo Bolsonaro, associando a palavra corrupção ao Presidente, MEC e Governo Federal. 

 

Ainda houve espaço para recordações de que no tempo do Lula era melhor, comparado com o desastre econômico atual.

 

Bolsonaristas eximem presidente de envolvimento no escândalo do MEC 

Nas hostes bolsonaristas a prisão de Milton Ribeiro causou reações mistas, com alguns afirmando que o episódio confirma que Bolsonaro não interfere na PF, que se o ex-ministro errou deve pagar, enquanto outros sugerem que o juiz que proferiu a decisão é suspeito. 

Diversos influenciadores optaram por relacionar a imagem do Lula ao crime organizado.

 

Perfis progressistas e anti-Bolsonaro repercutem "Bolsolão do MEC"

 

Esta comunidade teve entre seus principais assuntos a prisão de Milton Ribeiro, entre outras postagens em tom crítico ao Bolsonarismo. Continuou repercutindo o caso de um casal gay que demitiu uma empregada com opiniões homofóbicas.

 

 

Ciristas repercutem artigo de Glenn Greenwald sobre suposta homofobia de petistas 

 

Entre ciristas o escândalo do ex-ministro preso também foi um dos destaques.

Também repercutiu um artigo escrito pelo Glenn Greenwald, acusando petistas de homofobia contra Davi Miranda, após ele anunciar apoio ao Ciro Gomes. 

 

Repercutiu ainda o episódio do Suplicy reclamando que não foi convidado para o lançamento do plano de governo do PT.

 

Lavajatistas acusam governo Bolsonaro de ser corrupto 

 

Milton Ribeiro também foi o destaque no lavajatismo ontem, com os expoentes da comunidade atribuindo corrupção ao governo Bolsonaro. 

Já Sérgio Moro defendeu as investigações, mas também as agremiações evangélicas, afirmando que a culpa é individual, não das igrejas.