ELEIÇÕES 2022

DataFórum: bolsonaristas ficam na defensiva com escândalo de corrupção no MEC

Em sentido contrário, a comunidade lulista fura a bolha e forma rede de apoiadores fora do campo tradicional de eleitores de esquerda

DataFórum: bolsonaristas ficam na defensiva com escândalo de corrupção no MEC.Créditos: Reprodução/Twitter Milton Ribeiro
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (28) revela que o escândalo de corrupção no Ministério da Educação (MEC), que resultou na prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e mais dois pastores, colocou as comunidades bolsonaristas na defensiva. 

Outra questão que a pesquisa DataFórum mostra é um isolamento político das comunidades de apoio ao presidente. Isto se observa, pois, ao contrário das comunidades lulistas que tem se expandido e dialogado com perfis que não são das bolhas políticas tradicionais, as comunidades bolsonaristas tem apenas dialogado entre si, o que configura um isolamento político. Prova disso, é que o nome do presidente é o principal destaque da nuvem de palavras dos grupos de extrema direita, o que revela a tentativa, sem coordenação alguma, de cavar uma pauta positiva. 

Além do isolamento dos grupos bolsonaristas, o DataFórum também tem registrado com cada vez mais frequência a convergência de discurso entre os ciristas e lavajatistas, que acabam por compor uma mesma comunidade que compartilha as mesmas postagens. 

Foram analisados 523.778 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

"Faz o L" é o principal assunto da comunidade lulista 

 

O assunto de maior destaque no grupo foi “faz o L” de Lula, motivado por um vídeo viral de uma cena do programa Silvio Santos com uma espectadora fazendo o “L” na plateia. 

Repercutiu na comunidade o São João de Caruaru hostilizando o Bolsonaro e o vídeo da Elba Ramalho contrariada pelo seu público, que xingou Bolsonaro e pediu Lula.

Também teve destaque a conversa vazada do ex-presidente da Petrobras, na qual ele diz que há indícios contra Bolsonaro no seu celular funcional.

 

Bolsonaristas tentam cavar pauta positiva 

 

Bolsonaro divulgou a sanção ao projeto de lei que limita o ICMS sobre combustíveis, e teve repercussão um tweet de um internauta desejando que Bolsonaro esteja morto em 2023. 

Também foi destaque a declaração de Bolsonaro a favor da ex-presidente golpista da Bolívia e a vice-governadora de SC afirmando que o Presidente não foi grosseiro com ela, mas sim com outro apoiador, que estava ao lado dela.

 

 

Cominidades ciristas e lavajatistas convergem no discurso 

 

Ciristas e lavajatistas mais uma vez têm o mesmo padrão de compartilhamentos no Twitter. A comunidade dá destaque ao PND, do lado cirista, e à pesquisa indicando Moro como líder para o Senado no Paraná. 

Ainda é destaque desta comunidade apoio de Ciro à Klara Castanho, vítima de crime de estupro e que foi exposta por colunista do site Metrópoles.

 

 

Comunidades pop de apoio a Lula 

 

Esta comunidade trouxe apoio ao Lula de fãs de cultura pop, notadamente K-Pop. Artistas são elencados como se estivessem fazendo o "L" com as mãos e isso é entendido, de maneira bem-humorada, como declaração de apoio a Lula. 

Também figuram entre os destaques montagens do candidato junto aos artistas.   

 

 

Cultura pop anti-Bolsonaro 

 

Fortemente centrada nas declarações internacionais de Anitta sobre a situação brasileira, esta comunidade trouxe tweets de fãs da cantora contra Bolsonaro. 

Também foi destaque postagem que afirma que Bolsonaro conseguiu feito inédito no Festival de Parintins ao unir as torcidas de Garantido e Caprichoso contra ele.