ELEIÇÕES 2022

DataFórum: bolsonarismo permanece acuado e não consegue responder escândalo da Caixa Econômica

O grupo de apoio ao presidente busca cavar pautas positivas, com a entrevista ao Tucker Carlson em destaque, mas o escândalo de assédio colocou novamente a extrema direita na defensiva

DataFórum: bolsonarismo permanece acuado e não consegue responder escândalo da Caixa Econômica.Créditos: Instagram
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (30) revela que as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, colocaram, novamente, as comunidades bolsonaristas na defensiva.

As comunidades de apoio ao presidente buscavam nos últimos dias cavar pautas positivas para o mandatário com o objetivo de deixar para trás a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, acusado de comandar esquema de corrupção no Ministério da Educação. 

Porém, além de não conseguir emplacar pautas positivas, os grupos bolsonaristas se veem diante de um novo escândalo, que agora envolve uma questão cara a estas comunidades: comportamento moral.

Se na hoste bolsonarista o escândalo da Caixa ficou sem resposta, ele foi o principal assunto entre os grupos lulistas que, junto com a comunidade pop, somaram 45% das menções do levantamento. 

Por fim, uma das respostas do bolsonarismo para tentar fugir do escândalo de assédio sexual da Caixa foi tentar, mais uma vez, associar o PT e a esquerda como um todo ao narcotráfico. 

Foram analisados 549.093 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Extrema direita engaja entrevista de Bolsonaro para âncora da Fox Tucker Carlson 

Bolsonaro obteve forte engajamento com a divulgação da entrevista com o âncora da Fox Tucker Carlson, que foi repercutida por outros influenciadores. 

Circulou novamente a tese fantasiosa da extrema direita sobre Hugo Carvajal que faz “denúncias” de financiamento ilegal da esquerda na América Latina. 

As demais principais postagens tentam divulgar pautas positivas para o Presidente.

 

Lula destaca portal da transparência 

Lula afirmou que vai revogar os decretos com sigilo de 100 anos publicados pelo Bolsonaro. Teve forte repercussão nesta comunidade o escândalo de assédio sexual envolvendo o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães e a PEC 16, que autorizaria o Governo Federal a fazer gastos com recursos públicos na véspera das eleições, sem restrições legais. 

A fome e a carestia estiveram presentes, assim como a interferência do Presidente no trabalho da Polícia Federal. 

 


Comunidade pop aposta em discurso bem-humorado 

 

A comunidade, que mais uma vez se forma em torno de personagens bem-humorados, geralmente ligados à cultura pop e de entretenimento, comentou temas diversos.

 

 Um dos seus destaques foi uma crítica à Anitta por ter amenizado sua posição em relação ao voto em Lula. 

 

Ainda foram destacadas críticas a Bolsonaro, afirmando jocosamente que Lula o venceria em outras esferas que não só a eleitoral. 

 

Ciristas equivalem Lula e Bolsonaro 

 

O agrupamento cirista, que também agregou entre os destaques a candidata Simone Tebet, critica Lula e Bolsonaro na medida em que os compara. 

Houve ataque ao Lula por não ter se posicionado sobre o assédio múltiplo do presidente da CEF e comparações de todo tipo afirmando que Lula e Bolsonaro são faces da mesma moeda. 

 

 

Lavajatistas apostam em pautas morais 

 

Esta comunidade trouxe apoiadores do ex-ministro Sergio Moro também comparando Lula ao Bolsonaro e, com discurso semelhante baseado em pautas "moralizantes", personagens do Partido NOVO. 

Lula é criticado por se posicionar a favor da regulação dos veículos de comunicação, comparado a um ditador, enquanto Bolsonaro é criticado por adotar medidas anti-austeridade com a PEC Emergencial.