ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Orçamento secreto e fake news sobre o spray anti-Covid são destaques no Twitter

Em suas redes, o ex-presidente Lula lamentou o sumiço de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, para quem já concedeu entrevista

DataFórum: Orçamento secreto e fake news sobre o spray anti-Covid são destaques no Twitter.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (07) revela que os grupos bolsonaristas repercutiram fake news sobre o fato de que o presidente Bolsonaro teria previsto a vacina contra a vacina por meio da tecnologia do spray. Na verdade, o presidente anunciou a existência de um remédio com o mesmo método. 

A contrário do que foi propagado pelos grups bolsonaristas, a vacina em forma de spray, que está em fase de estudo, atuaria na porta de entrada do vírus, ou seja, no nariz. Com isso, os pesquisadores acreditam ser possível desenvolver uma vacina universal, que atuaria contra todas as variantes e colocaria um fim na pandemia.

Entre os grupos lulistas, teve destaque o orçamento secreto e as ameaças contra o jornalista Lucas Neiva, que denunciou um esquema bolsonarista de produçao de fake news. 

O desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, na Amazônia, foi comentado pelo ex-presidente Lula. O líder petista lamentou o ocorrido e revelou que, em 2017 foi entrevistado pelo correspondente do jornal The Guardian. 

No entorno das comunidades lavajatistas, as críticas de Sergio Moro contra a aliança entre Kalil (PSD) e Lula e o anúncio de sua ida a Minas Gerais gerou repercussão. 

Por sua vez, os ciristas concentraram a sua ação no Twitter na divulgação e engajamento da entrevista de Ciro Gomes (PDT) ao Flow Podcast. 

Foram analisados 497.022 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonarista espalham fake news sobre spray anti-Covid 

 

O bolsonarismo comemorou a desinformação, de que Bolsonaro haveria acertado sobre a vacina em forma de spray nasal, porém o Presidente havia anunciado um remédio em spray, não a vacina. 

A infecção do Lula por Covid foi tratada com ironia, afirmando que o Bolsonaro não contrai a doença, mesmo em meio à multidão. Também foi explorado um debate entre Lula e Alckmin para criticar a chapa formada pelos dois.

 

Lulistas criticam gastos com orçamento secreto 

 

O maior destaque foi o compartilhamento de uma tabela com a somatória dos recursos destinados ao orçamento secreto. 

Lula lamentou o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, além de condenar as ameaças recebidas pelo jornalista Lucas Neiva, que revelou esquema de fake news bolsonaristas.

Também houve repercussão de apoios de celebridades a Lula.

 

Sergio Moro ataca Sergio Kalil e Lula 

 

Sergio Moro ressurgiu como destaque desta comunidade centrando ataques em Lula e Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte e hoje candidato ao governo do estado de Minas Gerais. 

Lula foi atacado como responsável pelo desastre econômico, por ter implantado medidas que foram desmontadas após o golpe, e que agora o ex-Presidente pretende revogar, se eleito.

 

Ciristas destacam participação de Giro Gomes no Flow Podcast 

 

O cirismo se concentrou em dar destaque à participação de Ciro Gomes no Flow Podcast. Ciro foi enaltecido por seus correligionários como alguém preparado e com amor ao Brasil. 

Destacou-se também uma postagem de Cabo Daciolo fazendo uma profecia de que Ciro estará no segundo turno.