ELEIÇÕES 2022

DataFórum: comunidades progressistas reagem ao anúncio de golpe feito por Bolsonaro

Grupos bolsonaristas sobem o tom contra o Supremo Tribunal Federal com foco em ataques à pessoa do ministro Edson Fachin

DataFórum: comunidades progressistas reagem ao anúncio de golpe feito por Bolsonaro.Créditos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (20) mostra que o encontro de Bolsonaro (PL) com embaixadores, onde o presidente anunciou uma série de mentiras sobre o processo eleitoral brasileiro para justificar uma tentativa de golpe diante da iminente derrota, predominou entre os grupos lulistas e comunidades progressistas. 

Especificamente na comunidade lulista, o anúncio golpista de Bolsonaro foi o principal assunto. Os perfis de apoio ao ex-presidente Lula (PT) centraram o discurso no fato de que a democracia brasileira está em risco e que a reunião do presidente com os embaixadores é o anúncio de sua pretensão golpista. A comunidade obteve 40% das menções no Twitter. 

Se no campo dos perfis progressistas predominou a reação ao golpismo de Bolsonaro, na comunidade bolsonarista houve uma elevação do tom contra ao Supremo Tribunal Federal (STF) com foco em ataques à pessoa do ministro Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se posicionou publicamente contra as declarações do presidente. O bolsonarismo ficou com 39% das citações. 

Cabe destacar que, o encontro de Bolsonaro com os embaixadores mobilizou todas as comunidades e, o volume de tweets analisados que, geralmente ficam entre 400 e 600 mil, alcançou a marca de mais de 800 mil. Ou seja, a possibilidade da execução de um golpe no Brasil está no centro das discussões e preocupações das comunidades do Twitter. 

Neste levantamento o lavajatismo não formou comunidade e o cirismo ficou restrito a 3% das menções. 

Foram analisados 858.034 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Lulistas reagem a tentativa de golpe de Bolsonaro 

 

Na comunidade lulista o maior destaque foi a reação aos ataques de Bolsonaro contra o processo eleitoral, que foi considerado o anúncio da sua pretensão golpista. A vergonha internacional também foi bastante citada.  

Anitta cobrou maior presença do Lula no TikTok e repercutiu a declaração de voto da Vanessa da Mata, que desistiu de votar no Ciro Gomes. 

 


Bolsonaristas sobem o tom contra o STF e o ministro Edson Fachin 

 

Jair Bolsonaro investiu na associação do PT ao PCC, que foi assunto de diversos outros influenciadores da comunidade. Outro assunto que repercutiu bastante foi a reunião do Presidente com embaixadores, para desacreditar o processo eleitoral. 

O ministro Edson Fachin foi atacado por se posicionar contra a narrativa do bolsonarismo, que há fraudes nas urnas eletrônicas. 

 


Comunidade pop debocha de convenção do PL 

 

Esta comunidade, formada por perfis em destaque reunidos por afinidades de compartilhamento, revela uma forte influência da cultura pop e k-pop. 

Engajados contra Bolsonaro, principalmente, os destaques revelam uma articulação para esvaziar a convenção do partido bolsonarista, ação que retoma a dos k-popers contra Trump em 2020. A ideia é retirar os convites, disponibilizados através da plataforma virtual Sympla e não ir ao evento.

 

 


Ciro Gomes critica reunião de Bolsonaro com embaixadores 

 

A comunidade cirista trouxe provocações ao petismo e críticas ao Bolsonaro por sua reunião com embaixadores. Segundo um dos destaques, o PT fez mais oposição ao FHC e ao Temer do que ao Bolsonaro. 

Ciro criticou duramente Bolsonaro e sua reunião com embaixadores, afirmando que ele não tem mais condições de ser presidente.