ELEIÇÕES 2022

DataFórum: com linguagem mais pop, lulismo se sobressai no Twitter

Bolsonarismo aposta no discurso de fraude nas urnas e ditadura do STF, e revela estratégia eleitoral que deve prevalecer nas redes

DataFórum: com linguagem mais pop, lulismo se sobressai no Twitter.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (22) revela que a aposta do lulismo em adotar linguagem mais descontraída e se aproximar das comunidades pops é acertada e isso faz com que ela se sobressaia no Twitter e deixe as hostes bolsonaristas para trás. 

Nesse sentido, as comunidades lulistas, ao terem apostado em uma linguagem contemporânea e mais popular, utilizaram de ironias e de ícones juvenis para tratar de assuntos mais densos. Exemplo disso é o vídeo da pré-campanha do PT que oficializa a chapa Lula/Alckmin, onde uma pessoa aprece cozinhando Lula com chuchu. Os lulistas, junto com a comunidade pop, obtiveram 47% das menções. 

Por sua vez, o bolsonarismo dá mostras daquilo que pode ser o discurso eleitoral nas redes sociais ao apostar nas fakes news sobre "fraude" nas urnas eletrônicas e a fantasia de uma suposta "ditadura do STF". O campo bolsonarista ficou com 47% das citações no Twitter. 

Ciristas e lajavatistas, por conta do padrão de compartilhamento, formara uma mesma comunidade e ficaram com 6% das menções. 

Foram analisados 613.336 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Bolsonaristas insistem nas fakes news de fraude nas urnas eletrônicas 

 

O Bolsonarismo voltou a atacar o processo eleitoral, divulgando vídeo com informações falsas que foi excluído dos canais de Telegram por determinação judicial. Outras publicações seguiram a mesma lógica, “não querem que você veja isso”, utilizando vídeos antigos. 

Teve destaque um vídeo de bolsonaristas que atenderam ao apito de cachorro “Lula não pode sair às ruas” e hostilizaram a comitiva do ex-Presidente.


Ameaça de morte contra Lula, Gleisi e ministros do STF repercute entre lulistas 

 

No campo lulista teve bastante destaque para a ameaça de morte ao Lula, Gleisi, Freixo e ministros do STF feita por um bolsonarista fanático. 

 

 

 

Também este os destaques o escândalo da Codevasf e a notícia que um integrante do PCC comprou um fuzil autorizado como CAC. Ainda repercutiu a reunião do Presidente com embaixadores para atacar as urnas.


Comunidade pop destaca lançamento da candidatura de Lula à presidente 

 

A comunidade de cultura pop, com força mais uma vez, vem apoiando o Lula e criticando Bolsonaro.

Com sacadas bem-humoradas, o destaque principal veio da queda nos preços dos combustíveis, onde, se atribui ao bom posicionamento de Lula nas pesquisas, o que faria o governo Bolsonaro trabalhar. Ainda foi destaque o lançamento da candidatura de Lula ao Governo Federal. 


Ciristas e lavajatistas formam uma mesma comunidade 

 

O agrupamento formado por padrão de interações entre ciristas e lavajatistas teve como principal destaque coisas que começaram e acabaram sob o governo Bolsonaro, com destaque para o fim da Lava Jato. Ainda em destaque o lançamento oficial da candidatura de Ciro Gomes.