ELEIÇÕES 2022

DataFórum: para internautas, PEC que blinda Bolsonaro representa iminente derrota e medo de ser preso

Discussão surgiu após o centrão colocar em debate a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional que tornaria o presidente e ex-presidentes em uma espécie de "senador vitalício"

DataFórum: para internautas, PEC que blinda Bolsonaro representa iminente derrota e medo de ser preso.Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (27) mostra que o fato de o Centrão ter retomado a discussão sobre uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tornaria o presidente Bolsonaro (PL), mas também os ex-presidentes, em uma espécie de "senador vitalício", foi visto pelos internautas de que o atual mandatário sabe que vai perder a eleição e está com medo de ser preso após deixar o Palácio do Planalto. 

O encontro da vice-presidenta da Colômbia, Francia Marquez, com o ex-presidente Lula (PT) também foi outro assunto que teve destaque na comunidade lulista. Além disso, houve críticas ao fato de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter indicado o arquivamento das denúncias feitas pela CPI da Covid contra Bolsonaro e integrantes de seu governo. O lulismo obteve 35% das menções no Twitter. 

Nas comunidades bolsonaristas teve destaque o fato de o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ter colocado o ex-presidente Lula em uma lista de "pessoas pró-Rússia”. Além disso, circulou bastante uma pesquisa falsa que indica Bolsonaro com 88% das intenções de votos. Este agrupamento teve 44% das citações. 

Foram analisados 522.648 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Bolsonaristas compartilham pesquisa falsa que dá 88% das intenções de votos para Bolsonaro 

 

Repercutiu um vídeo de um trecho da convenção do PL dublado em russo, como símbolo da importância internacional do Bolsonaro, bem como o posicionamento do Zelensky de colocar o Lula na lista de pessoas não gratas na Ucrânia.

 

O assassinato de um homem que supostamente vestia camiseta do bolsonaro foi tratado como crime político por diversos influenciadores. Circulou uma teoria da conspiração que Adélio Bispo estaria sendo solto para ser assassinado. 

Além disso, foi divulgada uma pesquisa falsa que aponta Bolsonaro com 88% das intenções de voto. 

 


Lulistas acreditam que Bolsonaro sabe que vai perder e tem medo de ser preso 

 

Entre os principais destaques esteve a reação à tramitação de uma PEC que daria ao Bolsonaro o cargo de senador vitalício, para manter o foro privilegiado, que sinalizaria o medo de derrota e de ser preso. 

Lula comemorou a visita da vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez. 

Também houve forte reação contra o arquivamento das investigações levantadas pela CPI da Covid.


Ciristas e lavajatistas lamentam cancelamento dos debates 

 

Ciristas e lavajatistas juntos novamente no mesmo agrupamento, que ainda reuniu perfis de veículos de comunicação. A principal temática foi o cancelamento de debates televisivos por não terem sido confirmadas a presença de Lula e Bolsonaro. Ciro, vendo frustrada sua oportunidade de aparecer nacionalmente, acusa os adversários de estarem fugindo por não terem propostas.

Também foi destaque matéria que versa sobre a inclusão de Lula entre pessoas que fazem propaganda pró-Rússia por parte do atual governo ucraniano. 


Suposta doação de terreno ao Flamengo continua em discussão 

 

A comunidade girou sobre a temática da suposta doação do terreno da CEF no Gasômetro, Zona Portuária do Rio, para a construção do estádio do Flamengo. A promessa foi feita por Bolsonaro. 

Muitos dos destaques argumentaram que, apesar do gesto, vão votar no Lula pois as coisas não devem se misturar. Argumentaram, outrossim, que apesar de mistura de política e futebol feita pelo atual presidente, o Flamengo deve aproveitar a oportunidade.