ELEIÇÕES 2022

DataFórum: acuado, bolsonarismo muda estratégia e tenta emplacar pauta positiva no Twitter

Lavajatistas e apoiadores de Ciro Gomes se consolidam enquanto uma mesma comunidade

DataFórum: acuado, bolsonarismo muda estratégia e tenta emplacar pauta positiva no Twitter.Créditos: Presidência da República
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (29) revela a consolidação de algumas movimentações que já haviam sido captadas nos levantamentos anteriores: a formação de uma comunidade por lavajatistas e ciristas, e a mudança de estratégia do Bolsonarismo no Twitter após forte reação das inúmeras instituições da sociedade civil diante das ameaças golpistas de Bolsonaro. 

O presidente Bolsonaro (PL) e sua hoste de apoiadores sentiram a reação da sociedade diante dos novos ataques golpistas, principalmente após a reunião do mandatário com os embaixadores onde apresentou mentiras sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. 

Diante do fracasso da investida golpista de Bolsonaro, a comunidade de apoio ao presidente abandonou, pelo menos por hora, a típica agressividade de seu discurso e tenta, novamente, emplacar pautas positivas ao ocupante do Palácio do Planalto. Este agrupamento obteve 41% das menções. 

Por sua vez, o cirismo e o lavajatismo se consolidaram enquanto uma mesma comunidade, tal movimento, que já havia aparecido em pesquisas DataFórum anteriores, foi sacramentado com o apoio do portal O Antagonista à candidatura de Ciro Gomes (PDT). Essa comunidade teve 8% das citações no Twitter. 

No campo dos perfis que formam a comunidade lulista, a crítica à Procuradoria-Geral da República, com a revelação de que a Vice-Procuradora-Geral Lindôra Araújo, qeu indicou o arquivamento das denúncias da CPI da Covid contra Bolsonaro, manteve encontros secretos com o presidente da República, se aprofundaram. 

Também gerou muita repercussão na comunidade de apoio ao ex-presidente Lula a mais recente pesquisa DataFolha, divulgada nesta quinta-feira (28), que mantém a liderança do candidato do PT com possibilidade de vitória no primeiro turno. Esse grupo teve 38% das menções. 

Foram analisados 651.346 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 


Bolsonaristas tentam emplacar pauta positiva 

 

O Bolsonarismo voltou a divulgar pauta positiva para o Governo, com resultados, inclusive divulgando uma pesquisa da Modalmais/Futura, que mostra Lula à frente em empate técnico com Bolsonaro. 

Também circulou a resposta de Bolsonaro ao Leonardo Di Caprio como exemplo da sua relevância internacional. Ainda repercutiu a Carta pela Democracia, com ataques à Globo e à Fiesp. 

 

 

Lulistas aprofundam críticas à Procuradoria-Geral da República 

 

Lula lembrou que há corrupção no Governo Bolsonaro e citou a família do Presidente como exemplo de mau comportamento, prometendo “revogaço” nos sigilos de 100 anos. Um dos destaques foi a revelação que a procuradora Lindôra Araújo manteve encontros secretos com Bolsonaro. 

O Datafolha foi comemorado por diversos influenciadores do campo e Lula desmentiu a fake news de que iria acabar com o Pix.

 

 

Ciristas e lavajatistas se consolidam como uma mesma comunidade 

 

As comunidades cirista e lavajatista se fundiram oficialmente com a coluna do site O Antagonista, replicado por Diogo Mainardi, aderindo francamente a Ciro Gomes.

Ainda são destacadas a entrevista de Ciro Gomes a Globo News que já foi destaque em edições anteriores desta análise. 

 

 

 

Comunidade pop comemora resultado do DataFolha 

 

O resultado do DataFolha foi destaque na comunidade, assim como tiradas engraçadas críticas ao Bolsonaro e seus seguidores. Houve indícios de campanha pelo voto útil já no primeiro turno. 

Um dos destaques, se referindo ao DataFolha, fala em votar em Lula logo no primeiro turno para evitar de ter que ir novamente às urnas.