ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Lula bomba em comunidades de cultura pop e supera Bolsonaro no Twitter

Passagens de presidenciáveis por Salvador também ganhou destaque entre Lulistas, Bolsonaristas e Ciristas

Toalha com rosto de Lula em ato do candidato do PT.Créditos: Ricardo Stuckert
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

Não são só nos palcos que artistas do universo da cultura pop estão impulsionando a pré-candidatura de Lula (PT) - como pode ser visto no show de Nando Reis no festival Turá, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

No Twitter, a comunidade de cultura pop tem impulsionado temas relacionados ao petista. Juntas, as duas somam 48% do universo pesquisado pelo DataFórum na redes, superando o discurso de bolsonaristas, que chega a 43% dos 584.221 tuites rastreados neste domingo (3).

A comunidade de cultura pop, pró-Lula, mostrou força e atingiu 22% do levantamento, demonstrando o potencial de penetração do discurso favorável ao Lula e negativo ao Bolsonaro. Entre os destaques podemos observar críticas a Bolsonaro pela carestia e inflação. Por outro lado, muitos posts favoráveis a Lula, em tom bem-humorado, principalmente com a temática da toalha do ex-presidente. 

Na comunidade lulista, que atingiu 26% do debate, a presença do petista no ato em Salvador ganhou destaque. A viagem a Bahia também movimentou as comunidades pró-Bolsonaro, que esteve na capital baiana no sábado (2), e de apoio a Ciro Gomes (PDT), que também visitou a cidade no dia em que é comemorada a Independência da Bahia.

O encontro de Lula com o presidente Marcelo Rebelo, de Portugal, e o caráter eleitoreiro da PEC 16 também ganharam eco entre os apoiadores do petista, que segue repercutindo o escândalo de assédio sexual na Caixa. Foi bastante ironizada ainda a declaração do Bolsonaro que se o Lula ganhar clubes de tiro virarão bibliotecas.

Além da motociata em Salvado, os bolsonaristas continuaram repercutindo a entrevista a Tucker Calrson, da Fox News, além da tentativa de retomar o caso Marcos Valério a partir de reportagem da Veja sobre um novo depoimento à PF no qual ele faz acusações de que o PT teria relações com o PCC. Foi destaque também o cancelamento do encontro com o Presidente de Portugal.  

Já entre os ciristas, o foco segue sendo as críticas e ataques a Lula. Argumentam que a posição de Ciro e de Lula diante do Plano Real foi diferente e que isso é traço indicativo de quem é quem. Moro apareceu criticando Lula por supostamente criticar os ricos.