ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Lulistas ironizam repasse de verba do governo Bolsonaro para Rede Globo

Bolsonaristas insistem na fake news de que o PT e Lula possuem relação com narcotráfico

DataFórum: Lulistas ironizam repasse de verba do governo Bolsonaro para Rede Globo.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (5) revela que a comunidade bolsonarista continua a apostar na fake news que relaciona o PT e o Lula ao narcotráfico. 

Dessa maneira, os grupos de apoio ao presidente Bolsonaro (PL) também criticaram o fato de a imprensa tradicional não ter repercutido o depoimento de Marcos Valério onde acusa o Lula e o PT de terem conexão com o Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Como se sabe, desde a sua campanha presidencial em 2018, Bolsonaro é contumaz crítico da Rede Globo a qual, apoiado por uma série de perfis do Twitter, acusa de ser comunista e defensora da "ideologia de gênero". Além disso, sempre que pode, o presidente afirma que não vai renovar a concessão da Globo. 

Porém, ao contrário do que prega, o governo Bolsonaro repassou verbas do governo federal à Globo, isso se tornou motivo de ironia e críticas dos grupos lulistas, que apontaram a contradição discursiva da extrema direita no Twitter. 

Por sua vez, Sergio Moro (União Brasil) abandonou o discurso com tom nacional e adotou a estratégia de focar as suas intervenções públicas sobre questões referentes ao estado do Paraná, pois, especula-se que o ex-juiz pode disputar uma vaga no Senado ou até mesmo o governo estadual. 

Foram analisados 498.432 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


 


Bolsonarista insistem na fake news que relaciona o PT e Lula com o narcotráfico 

 

Bolsonaro divulgou a distribuição de títulos da terra para agricultores e a comunidade novamente disseminou a tese que o Lula recebe dinheiro do narcotráfico. 

Influenciadores cobraram a imprensa por não repercutir o depoimento do Marcos Valério acusando o Lula e o PT de ligação com o PCC. 

Novamente circulou a declarações de Hugo Carvajal que faz ilações sobre um suposto financiamento ilegal da esquerda na América Latina.

 

Lulistas ironizam repasse de verbas do governo Bolsonaro para a Rede Globo 

 

Repercutiu neste agrupamento o aumento de verbas de publicidade para a Globo e uma entrevista do Lula em 1986, na qual ele fala sobre a situação de vida da elite e dos trabalhadores. 

Também teve destaque a carestia e a inflação. Lula ainda divulgou que deseja fartura, paz e esperança para o Brasil.

 

Comunidade pop debocha dos discursos de Bolsonaro 

 

Esta comunidade se posiciona contra Bolsonaro e a favor de Lula de maneira bem-humorada e mobiliza internautas que dialogam com a cultura pop. 

Repercutiu um vídeo de um taxista indignado com o valor da gasolina e a carestia foi um dos temas principais do grupo. Também repercutiu o apoio de artistas e influenciadores ao Lula.

 

Sergio Moro abandona discurso sobre temas nacionais e foca no Paraná 

 

No agrupamento lavajatista o destaque principal foi Sérgio Moro com propostas para o Paraná. 

Outros destaques criticam Lula por suposta montagem em foto de sua passagem em Salvador. Mas as principais críticas foram ao Bolsonaro por seu repasse de verbas publicitárias à Globo.

 

Ciristas destacam paródia de Tom Cavalcante sobre Ciro Gomes 

 

Os principais destaques da comunidade cirista são para peças de sua candidatura na Internet como o Ciro Games. 

Destaque para o humorista Tom Cavalcante parodiando Ciro. É também destacado suposto apoio do programa de YouTube Meteoro ao PT e passagem de Ciro por Salvador-BA.