ELEIÇÕES 2022

DataFórum: processo de MBL contra a Juliette por "campanha" pró-Lula repercute no Twitter

Comunidade bolsonarista mostra força e coesão ao manter pelo terceiro dia consecutivo intensa campanha de associação do PT ao narcotráfico

DataFórum: processo de MBL contra a Juliette por "campanha" pró-Lula repercute no Twitter.Créditos: Reprodução
Escrito en TECNOLOGIA el

Pesquisa DataFórum desta quarta-feira (6) revela que a intenção de integrantes do MBL em processar a cantora Juliette por suposta campanha antecipada em favor de Lula (PT) teve forte repercussão. 

Por causa da polêmica criada pela extrema direita contra a ex-BBB, formou-se uma comunidade de apoio a Juliette. Para os militantes do Movimento Brasil Livre, ao endossar um lulaço durante apresentação Pernambuco a artista feriu a lei eleitoral ao resvalar em campanha antecipada. 

Se por um lado a comunidade de artistas e ou pop tem ganhado força e engajado em torno da figura do ex-presidente Lula, a comunidade lulista tem perdido força e engajamento ao pouco engajar os perfis de sua hoste. 

Em sentido contrário, a comunidade de apoio ao presidente Bolsonaro mostra força e coesão ao manter, pelo terceiro dia consecutivo, intensa campanha de associação do PT e de Lula ao narcotráfico. 

Diferente da comunidade lulista, que pouco engaja os seus perfis, os grupos da extrema direita que orbitam em torno de Bolsonaro compartilham com força o seu conteúdo e engajam os perfis de sua comunidade. Consequentemente, bolsonaristas seguem com o maior volume de menções no Twitter: 42% contra 27% dos lulistas. 

Foram analisados 426.830 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonaristas mantém campanha de associação do PT ao narcotráfico 

 

Bolsonaro uma vez mais divulgou realizações do seu governo e foi acompanhado por outros influenciadores que se esforçam para gerar pauta positiva. 

Novamente houve citação ao depoimento do Marcos Valério com “denúncias” de relações do PT com o PCC.

Ainda houve outras tentativas de estabelecer uma relação do Lula com a criminalidade.

 

Lulistas repercutem denúncia de Ricardo Galvão sobre os ataques de Bolsonaro contra o Inpe 

 

Na comunidade Lulista repercutiu bastante um tweet do Ricardo Galvão, no qual ele relata o ataque de Bolsonaro ao Inpe. 

Obtiveram bom engajamento tweets bem-humorados, que ironizam características negativas do Bolsonaro, como suas ações eleitoreiras, seu comportamento e seus crimes de responsabilidade não investigados. 

Repercutiu também a cassação do deputado Coronel Lee, que já ameaçou o Lula de morte.


Comunidade progressista se fortalece em torno de Lula 

 

A comunidade agregou personagens da cultura pop, com alguns tweets de grande repercussão que não fazem referência aos candidatos. 

Por outro lado, fica evidente no restante do grupo o apoio a Lula e o rechaço a Bolsonaro, que é retratado como alguém cujo plano de governo seria evitar ser preso depois de deixar a Presidência. 

Também foi citada com destaque a venda de alimentos de baixo valor nutritivo, que não tinham saída ou não eram ofertados antes do desastre econômico.  

 

Comunidade pop se une em torno de Juliette, atacada pelo MBL 

 

Esta comunidade se formou em torno da cantora e ex-BBB Juliette que foi processada por integrantes do MBL por supostamente ter feito show em apoio a Lula. 

A comunidade é crítica aos integrantes do movimento direitista.     

 

 

Grupo cirista retoma crítica a Lula 

 

A comunidade cirista trouxe críticas ao Lula por supostamente dialogar com o povo contando mentiras. 

Ciro fez propaganda de seu semanal Ciro Games citando as convidadas do programa.