ELEIÇÕES 2022

DataFórum: bolsonarismo retoma discurso que culpa a pandemia pela crise econômica

Na comunidade lulista foram apontadas hipocrisias morais nos discursos eleitorais do presidente

DataFórum: bolsonarismo retoma discurso que culpa a pandemia pela crise econômica.Créditos: Brasil de Fato
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta segunda-feira (01) mostra que a comunidade bolsonarista, diante do fracasso de manifestações convocadas para este domingo (31), resolveu dar destaque para uma motociata de apoio a Bolsonaro realizada em Londres. 

Além disso, os perfis de apoio ao presidente retomaram o discurso que culpabiliza a pandemia e as políticas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus pela crise econômica. O objetivo é eximir o governo federal da responsabilidade pelo atual caos econômico que o Brasil enfrenta. Este grupo obteve 49% das menções no Twitter. 

Por sua vez, a comunidade lulista investiu em discurso que denuncia a hipocrisia do bolsonarismo, que se ancora em discurso moralista, mas não vê problemas em receber apoios de pessoas envolvidas em escândalos de corrupção, como Eduardo Cunha, Roberto Jefferson e outras figura do Centrão. 

Os perfis lulstas também repercutiram bastante o caso de racismo envolvendo os filhos da atriz Giovanna Ewbank e do ator Bruno Gagliasso em uma praia de Portugal. Essa comunidade obteve 36% das citações. 

Foram analisados 546.840 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonarista culpa pandemia pela crise econômica 

 

Uma motociata em Londres foi bastante comemorada na comunidade, com diversas publicações entre as de maior engajamento. Também teve destaque tweets com imagens de apoiadores, com o objetivo de afirmar que Bolsonaro tem apoio popular. 

Eduardo Bolsonaro, com xingamentos e ofensas genéricas, conclamou seus seguidores para uma cruzada moral nas eleições.

Também voltou à tona o discurso que a pandemia é a responsável pelo caos econômico, em vez do Governo Bolsonaro. General Heleno negou ser humilhado cotidianamente por Bolsonaro.

 

 

Lulistas apontam hipocrisia em discurso bolsonarista 

 

Postagens que desmascaram a hipocrisia do Bolsonaro e denunciam corrupção no governo obtiveram bom engajamento. 

Repercutiu bastante o apoio recebido por Bolsonaro de figuras tradicionais do centrão e envolvidas em escândalos de corrupção, com destaque para Eduardo Cunha e Ciro Nogueira. Também repercutiu o caso de racismo envolvendo filhos de Giovanna Ewbank e a imagem da multidão com Lula em Fortaleza.

 

 

Ciro Gomes volta a atacar militância petista e a classifica como "Gabinete do ódio do Lula" 

 

Ciro criticou duramente a possibilidade de bancos se apropriarem do Auxílio Brasil com juros de até 79%. 

Apoiadores enalteceram a disposição de Ciro para os debates, criticando uma eventual ausência de outros candidatos.

 

 

Comunidade pop classifica Bolsonaro como "pessoa indesejável" 

 

Postagens bem-humoradas colocaram o Bolsonaro como pessoa indesejável, utilizando referenciais da cultura pop para criticá-lo.

O Lula é citado em contexto favorável, também em postagens com bastante senso de humor. 

 

 

Comunidade lajavatista ressurge, mas continua insignificante 

 

Com a migração de partes do lavajatismo para o cirismo, a pequena comunidade que se formou em torno do Moro centrou os ataques em Lula e Bolsonaro, com destaque para um tweet do Moro se orgulhando de ter “executado” a prisão do Lula.