ELEIÇÕES 2022

DataFórum: atos em defesa da democracia fortalecem Lula no Twitter

Bolsonarismo mantém estratégia de vender Bolsonaro como uma figura popular

DataFórum: atos em defesa da democracia fortalecem Lula no Twitter.Créditos: USP/Divulgação
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (12) revela que a leitura da Carta à Democracia e as manifestações em defesa do Estado democrático de Direito tirou a comunidade lulista da defensiva, fato que se deu nos últimos dias. 

Engajada pelas manifestações que ocorreram em todo o território brasileiro, o lulismo trouxe para o debate as mentiras que Bolsonaro espalha sobre urnas eletrônicas, bem como o corte de verbas para programas sociais e supersalários pagos a militares. Os lulistas tiveram 36% das menções no Twitter. 

Por sua vez, o campo bolsonarista mantém a estratégia de vender o presidente Bolsonaro como uma figura popular. 

As hostes de apoio a Bolsonaro também centraram o discurso em desqualificar a Carta em Defesa da Democracia. Para a narrativa bolsonarista, não houve a junção de vários setores da sociedade que pensam, mas sim um encontro entre vários grupos da esquerda. O bolsonarismo ficou com 48% das citações. 

 

Foram analisados 702.175 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonarismo desqualifica Cara em defesa da democracia 

 

Os bolsonaristas centraram esforços na divulgação da live com Rica Perrone, mas ainda estão tentando manter em alta o assunto Flow Podcast, circulando novos cortes por meio de grandes influenciadores. 

Houve reações à leitura da Carta em Defesa da Democracia, com publicações afirmando que Bolsonaro é um democrata. Novamente houve esforço para disseminar a imagem de popularidade do Presidente.

 

 

Atos em defesa da democracia são favoráveis a Lula no Twitter 

 

No campo lulista a notícia dos supersalários para os militares gerou forte engajamento, com diversas manifestações de indignação e repúdio. A Carta em Defesa da Democracia teve grande destaque, com um tweet do Alckmin entre os de maior alcance. 

Outro assunto de bom engajamento foram os cortes de verbas para programas sociais feitos pelo Governo Bolsonaro, com destaque para o corte nos recursos para merenda escolar.

 

 

Ciristas e lavajatistas se unem contra o PT 

 

Comunidade capitaneada por ciristas, mas que também tem composição lavajatista, engrossa o coro contra Lula e afirma ser o PT responsável pelo ciclo que elege a extrema direita. 

Houve também protesto de Ciro Gomes por Bolsonaro e Lula não participarem de debates. Foi revelado que o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello votará em Ciro Gomes no primeiro turno. 

 

 

Comunidade pop critica racismo de Michelle Bolsonaro 

 

A comunidade que se reuniu por padrão de interações alicerçadas na temática de cultura pop foi fortemente crítica a Bolsonaro e simpática ao Lula. Houve destaque para as falas de Michelle Bolsonaro sobre religiões de matriz africana em tom bastante crítico. 

Crítica do ator Jamie Campbell Bower a Bolsonaro, comparando-o a vilões da ficção, também foi destaque.