ELEIÇÕES 2022

DataFórum: lulistas apostam na desconstrução na imagem de Bolsonaro como "bom cristão"

O bolsonarismo mantém estratégia de que o presidente é popular e para isso se utiliza de audiências de lives

DataFórum: lulistas apostam na desconstrução na imagem de Bolsonaro como "bom cristão".Créditos: Marcos Côrrea/PR
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Levantamento DataFórum desta segunda-feira (15) mostra que a entrada de Janones (Avante!-MG) na campanha digital de Lula (PT) trouxe outro tom à disputa entre lulistas e bolsonaristas na esfera do Twitter. 

Com o seu tom propositivo, mas também provocador, Janones tem divulgado diariamente números do Facebook e afirmado que a referida rede ainda é a mais utilizada pela classe trabalhadora. 

Além disso, viralizou neste final de semana um print compartilhado por Janones onde é possível ver a bolsonarista e deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) com uma das espectadoras de uma transmissão ao vivo do deputado federal com o ex-presidente Lula. 

A partir da provocação feita por Janones, Zembeli, mas também outros perfis do campo bolsonarista passaram a adotar a disputa por números de lives, ou seja, com os dados das transmissões ao vivo os apoiadores de Bolsonaro buscam embasar a tese de que o presidente é popular. O bolsonarisom obteve 51% das menções no Twitter. 

Para além da atuação de Janones nas redes em prol de Lula, a comunidade de apoio ao candidato petista ao Palácio do Planalto adotou estratégia de desconstruir a imagem de Bolsonaro como "bom cristão".

Os perfis críticos a Bolsonaro e de apoio ao candidato petista buscam, a partir de publicações, mostrar que, ao contrário do que diz ser, ou seja, um cristão, o presidente defende pautas que vão de encontro com aquilo que o cristianismo prega, tais como amor ao próximo. 

 

 

O lulismo teve 32% das citações no Twitter. 

 

Foram analisados 508.759 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Bolsonarismo mantém tática de apresentar Bolsonaro como figura popular 

 

Bolsonaro novamente divulgou a transposição do São Francisco e outros influenciadores disseminaram tweets com repercussão positiva para a imagem do Presidente. 

O bolsonarismo adotou a tática de afirmar a popularidade de Bolsonaro através de números de pessoas que assistem suas lives e entrevistas.  A live com Rica Perrone foi bastante divulgada na comunidade. 

 

 

Comunidades lulistas adotam estratégia de desconstruir imagem de "bom cristão" do presidente 

 

A corrupção e falta de transparência do governo Bolsonaro foi destacada, junto com suas homenagens a milicianos e apoiadores envolvidos em crimes, como Gabriel Monteiro. 

A questão do atraso na compra de vacinas foi um dos temas mais abordados, bem como a incompatibilidade da atuação do Bolsonaro com os fundamentos do cristianismo. Lula divulgou mensagens antevendo o que fará se ganhar as eleições. 

 


Comunidade pop critica pastores que pedem voto para Bolsonaro 

 

A comunidade de nativos de rede, ligados por elementos da cultura pop, por rejeição a Bolsonaro e apoio a Lula, trouxe como destaques elementos que descredibilizam o atual mandatário e homenageiam ou apoiam Lula. 

A temática evangélica esteve presente no grupo, sendo que o principal destaque é de um perfil que se declara evangélico e critica a predileção dos pastores a indicarem votos em Bolsonaro e dos fiéis em aceitarem acriticamente. 

 

Ciristas, apoiadores de Simone Tebet e lavajatistas formam mesma comunidade 

A nova composição dos termos de busca trouxe reordenação do agrupamento, ligando a comunidade cirista a de Simone Tebet e a de remanescentes do lavajatismo, como Xico Graziano.

O perfil do programa Roda Viva, que traz Ciro como convidado, é um dos destaques desta comunidade.