ELEIÇÕES 2022

DataFórum: com início da campanha eleitoral, bolsonaristas apostam na disseminação de fake news no Twitter

O levantamento também revela articulação do campo lulista para desmontar notícias falsas atreladas ao candidato petista

DataFórum: com início da campanha eleitoral, bolsonaristas apostam na disseminação de fake news no Twitter.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (16) mostra que, com o começo da campanha eleitoral o campo bolsonarista retomou com força total a tática de espalhar de fake news e desinformação atreladas à candidatura do ex-presidente Lula (PT). 

Além da fake news bolsonarista de que afirma que, caso Lula vença a eleição, irá acabar com o Pix, a hoste de apoio ao presidente agora aposta na questão religiosa e espalha a notícia falsa de que o candidato petista irá fechar templos religiosos em vitória eleitoral.  

Nesta segunda-feira (15) o deputado federal e pastor bolsonarista Marco Feliciano (PL-SP) declarou à CBN que é um dos responsáveis pela disseminação da fake news sobre o fechamento de espaços religiosos em caso de vitória do Lula. O bolsonarismo obteve 40% das menções no Twitter. 

Diante da enxurrada de fake news espalhada pelos bolsonaristas no Twitter, as comunidades lulistas centraram a estratégia em desmontar as notícias falsas e desinformadoras. 

 

Além disso, por conta da retomada de um discurso com tom raivoso por parte do bolsonarismo, o lulismo apostou em publicações bem-humoradas. As novas pesquisas de intenção de voto que mostram Lula na dianteira também foram bastantes replicadas. A comunidade lulista teve 40% das citações. 

 

Foram analisados 788.190 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
 

 


Bolsonarismo foca na disseminação de fake news 

 

Filipe Martins comemorou o aumento do desmatamento no Governo Bolsonaro, afirmando que nos governos Lula chegou a ser maior que o atual. 

Foi divulgado um vídeo de um segurança do Bolsonaro adulando o Presidente e atacando Lula e Dilma e o discurso antivacina voltou à pauta, assim como voltou a circular a mentira de que Bolsonaro foi o criador do Pix e desinformações sobre economia e pesquisas eleitorais.


Lulistas focam em desmontar fake news 

 

No campo lulista houve combate à desinformação gerada pelo bolsonarismo sobre auxílio emergencial, criação do Pix, entre outras. O evento realizado na USP foi divulgado pelo Lula e teve a presença de tweets bem-humorados sobre o início da campanha.

As pesquisas de opinião foram comemoradas e o bom desempenho do Lula foi considerado o principal motivo para o “pacote de bondades” eleitorais do Bolsonaro. 

 


Comunidade pop se consolida como anti-Bolsonaro 

 

Além de tweets fora do contexto eleitoral, agregados por termos de busca, esta comunidade não tem uma temática única. 

Entre os destaques podemos observar postagem que continua repercutindo e que demonstra o discurso evangélico de progressista, num apelo para que os fiéis não sigam os pastores em sua orientação política. Há diversas postagens antiBolsonaro no grupo.


Cirismo destaca entrevista de Ciro no Roda Viva 

 

Este agrupamento reuniu atores do campo cirista e lavajatista, como é o caso de personagens do MBL, com perfis de mídia, notadamente na cobertura da entrevista de Ciro Gomes ao Roda Viva da TV Cultura.