ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Bolsonaro perde a linha ao ser chamado de "tchutchuca do centrão" e viraliza no Twitter

A agressão foi o principal destaque em todas as comunidades; bolsonaristas justificaram o ato afirmando que ambos conversaram ao final

DataFórum: Bolsonaro perde a linha ao ser chamado de "tchutchuca do centrão" e viraliza no Twitter.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (19) mostra que a agressão de Bolsonaro contra o youtuber Wilker Leão foi o principal assunto tanto nas comunidades lulistas quanto nas comunidades bolsonaristas. 

No campo lulista o principal assunto, além da agressão, foi o termo usado por Wilker ao se referir ao presidente durante a discussão. Momentos antes de ser agredido, o youtuber chamou o presidente "tchutchuca do Centrão". O termo se tornou o assunto mais comentado no Twitter e se manteve por mais de 12 horas nos trends. 

A revelação de um golpe articulado por um grupo de empresários continuou a repercutir nas comunidades progressistas. O campo lulista, somado com a comunidade pop, teve 60% das citações no Twitter. 

No campo bolsonarista, os apoiadores do presidente articularam discurso para justificar a agressão de Bolsonaro contra Wilker Leão com o fato de que o mandatário conversou com o rapaz depois da confusão. 

Identificado nos levantamentos anteriores, as hostes bolsonaristas retomaram com força a disseminação de fake news e desinformação. Bolsonaristas obtiveram 32% das menções. 

Foram analisados 917.038 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Lullistas repercutem agressão de Bolsonaro contra youtuber

 

O grande destaque do dia de ontem foi uma agressão de Bolsonaro, que tentou tomar o celular de uma pessoa que fazia críticas ao Presidente na frente do Palácio da Alvorada. 

Também repercutiu o caso do grupo de empresários golpistas, com internautas circulando o nome das empresas envolvidas, sugerindo boicote. O comício em Belo Horizonte também foi divulgado, bem como o resultado do DataFolha. 


Bolsonaristas justificam agressão de presidente contra Wilker Leão 

 

O Bolsonarismo se esforçou para divulgar sua versão sobre a agressão do Presidente ao manifestante, insinuando que justifica-se o puxão pela gola e a tentativa de tomar seu celular porque ao final de tudo ambos teriam conversado. 

A passagem de Bolsonaro por São José dos Campos foi bastante divulgada, assim como outras mensagens com o objetivo de mostrar que o Presidente é popular, além das agressões e ofensas ao Lula. 


Comunidade pop debocha do "tchutchuca do centrão" 

O destaque da comunidade também foi o vídeo do Bolsonaro tentando pegar o celular do manifestante, mas também circularam bastante diversos tweets atribuindo a queda do valor da gasolina à liderança de Lula nas pesquisas de opinião. 

 

Ciristas se isolam no Twitter

 

Os ciristas embarcaram na onda do "tchutchuca do Centrão" com o perfil do Ciro questionando se estavam se referindo ao Lula ou ao Bolsonaro.

Também foi comemorado que o youtuber agredido seria eleitor do Ciro, além da divulgação de peças de campanha. Novamente o Ciro atribuiu ao Lula e ao PT a responsabilidade pelas mazelas do Brasil atual.