ELEIÇÕES 2022

DataFórum: fake news que associa Lula ao fim do PIX ganha força no Twitter

Bolsonaristas adotam discurso de medo e afirmam que, se ex-presidente voltar ao poder, novos impostos serão criados

DataFórum: fake news que associa Lula ao fim do PIX ganha força no Twitter.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (2) mostra que o bolsonarismo, depois de alguns dias acuado, ganha força no Twitter e detém a maioria das menções. 

Além disso, a comunidade de apoio ao presidente já dá sinais de qual será a sua estratégia daqui até o primeiro turno da eleição presidencial, no dia 2 outubro: apostar no aumento da rejeição a Lula. 

Uma das fake news que mais tem ganhado força e aparecido nos últimos levantamentos do DataFórum é a associação da figura de Lula ao fim do PIX. No discurso bolsonarista, o petista já fez um acordo com o setor bancário para acabar com o modelo de transição bancária criado durante a gestão de Michel Temer (2016-18). 

Observa-se que a hoste bolsonarista aposta no discurso do medo e, além do fim do PIX, também espalha que, caso Lula volte ao poder, vai criar novos impostos. Os bolsonaristas tiveram 49% das citações no Twitter.  

Por sua vez, o campo lulista, que vinha numa crescente nos últimos levantamentos, perdeu força e nos últimos dias apostou em discurso moral que visa apontar Bolsonaro como uma figura hipócrita, pois, ao se apresentar como "defensor da família", ele fala do fato de ter sido casado três vezes.

O que se observa é que as comunidades em torno da figura de Lula se unem em determinados assuntos, principalmente quando envolve artistas, mas, ao contrário dos bolsonaristas, apresentam pouca coesão e mais dispersão. As comunidades Lulistas ficaram com 38% das menções. 

Foram analisados 584.961 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 


Bolsonaristas associam Lula ao fim do PIX 

 

Ontem a resposta do Bolsonaro ao humorista Tabet gerou bastante engajamento e voltou à carga a associação do Lula com a criminalidade. Falas antigas do Alckmin contra o Lula e o PT foram resgatadas. Circulou um vídeo de um podcast que afirma que a esquerda utiliza estratégia nazista para derrubar o Bolsonaro. 

Novamente teve destaque a fake news que Lula atenderia a vontade dos bancos em acabar com o PIX. O resultado da Paraná Pesquisas foi comemorado na comunidade, com questionamento sobre a veracidade das outras pesquisas eleitorais que não colocam Bolsonaro à frente.

 

 


Lulistas insistem em pautas moralistas 

 

Entre os destaques da comunidade estiveram tweets desmascarando o Bolsonaro, revelando seus apoios políticos e contradição com seu discurso moralista. 

Teve bom engajamento um vídeo do Collor com duras críticas ao Bolsonaro e também a informação que o bolsonarista fanático chamado Ivan planejava atentados a bomba. Ainda houve mensagens relacionando Bolsonaro à imagem de preguiçoso. 

 

 

Ciristas engajam pautas econômicas 

 

Ciristas se engajaram principalmente na divulgação de propostas de Ciro para o emprego e críticas ao legado do lulismo feitas pelo candidato do PDT. 

O cirismo afastou-se novamente do núcleo do lavajatismo, porém, com a migração do Antagonista para o campo de Ciro Gomes.

 

Bate-boca entre Rosângela Moro e Mario Frias é destaque entre lavajatistas 

 

Lavajatistas e apoiadores do Partido NOVO se concentraram neste agrupamento. Destaque para postagem de Rosângela Moro em discussão com Mário Frias. 

A principal temática, no entanto, são críticas a Bolsonaro por ter se aliado ao Centrão. A narrativa apresentada é para justificar o distanciamento de moristas/lavajatistas e Bolsonaro, que foram aliados em 2018 e até a saída de Moro do governo.

 

Comunidade pop canela ex-BBB Paulo André após fotos com Bolsonaro 

 

O ex-BBB Paulo André, que apareceu em fotos com Bolsonaro e foi cancelado no Twitter, aparece como destaque desta comunidade em post neutro sobre a veracidade das fotos. 

Além desse destaque principal, a comunidade se engajou em postagens sobre a tentativa de boicote às lojas Renner por parte de bolsonaristas, enfurecidos por seu presidente ter assinado o Manifesto pela Democracia, e postagens satíricas de apoios fictícios de ídolos da cultura pop a Lula.