ATAQUE À DEMOCRACIA

DataFórum: internautas aprovam prisões e punições severas contra os terroristas bolsonaristas

A extrema direita mantém estratégia que relativiza crimes contra os Três Poderes e tenta se desvencilhar da tentativa de golpe

DataFórum: internautas aprovam prisões e punições severas contra os terroristas bolsonaristas.Créditos: Ricardo Stuckert/ Agência Brasil
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (10) revela que a resposta do governo Lula (PT) e dos outros poderes federais contra aqueles os terroristas bolsonaristas que tentaram aplicar um golpe de Estado são aprovadas. 

Na comunidade progressistas, a prisão de cerca de 1.500 terroristas que atacaram os Três Poderes da República é aprovada. As medidas enérgicas adotadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente na pessoa do ministro Alexandre de Moraes, também contam com bastante apoio. 

Além da aprovação à prisão dos terroristas apoiadores de Bolsonaro, também teve bastante repercussão na comunidade progressistas os atos em defesa da democracia que ocorreram nas principais capitais do Brasil. 

Por sua vez, a comunidade da extrema direita manteve a estratégia de se desvencilhar do ataque terrorista contra os Três Poderes da República. Além disso, esse agrupamento, sempre crítico às políticas de Direitos Humanos, agora passou a defender tal demanda para os milhares de golpistas que estão detidos em Brasília. 

Também repercutiu, mas no grupo de direita/ contra o golpe, o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sido internado após tomar conhecimento que pode ser extraditado e preso. Para os perfis desse agrupamento, o líder dos terroristas golpistas "meteu o atestado" para fugir de suas responsabilidades. 

A comunidade progressista obteve 45% das menções no Twitter. A extrema direita teve 28% das citações e a Direita/ contra o golpe, 28%. 

Foram analisados 1.483.828 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_. 

 


Progressistas 

 

O grande destaque do grupo foi a repercussão dos ataques terroristas à sede dos três poderes, com pedido de punição severa de todos os envolvidos, não só os baderneiros, mas também financiadores, líderes intelectuais, religiosos e influenciadores. 

A ação imediata de Lula gerou bastante engajamento, com ênfase para a reunião com governadores e para a manifestação conjunta dos 3 poderes. 

Os atos progressistas de repúdio ao golpismo também tiveram bom alcance, além da ação de identificação de vândalos e da chacota com a tentativa de culpar o PT pelo terror no DF.

 

 

Extrema Direita 

 

Na comunidade da extrema direita, Lula foi culpabilizado pelos atos dos extremistas de direita, por não ter evitado o vandalismo e a ocupação do Congresso em 2006 por movimentos sociais foi utilizada para minimizar os atos de terror perpetrados em Brasília. 

Como de costume, Bolsonaro postou foto em uma cama de hospital, cumprindo o ritual de vitimização que se repete sempre que passa por alguma crise política. 

Marco Aurélio Mello emprestou a voz aos golpistas e investiu contra o STF, culpando a suprema corte pelo caos no Brasil.

 

 

Direita / contra o golpe 

 

Bolsonaro foi alvo de piadas, por conta dos pedidos de deportação para o Brasil, bem como os “patriotas” que destruíram o patrimônio público e obras de valor inestimável em nome de Deus, da pátria e da família.

Bolsonaro foi culpabilizado por ser o maior inspirador e líder da horda de baderneiros e vândalos, que perpetraram os atos de terrorismo no DF. 

Com bom humor Lula foi retratado como herói e Bolsonaro foi motivo de galhofa por “meter o atestado” sempre que se vê em dificuldades.