ATAQUE À DEMOCRACIA

DataFórum: extrema direita tenta se desvincular da tentativa de golpe, mas chama terroristas de "pacíficos"

Emissoras de rádio e canais de TV, bem como parlamentares e influenciadores também foram responsabilizados pela destruição dos Três Poderes

DataFórum: extrema direita tenta se desvincular da tentativa de golpe, mas chama terroristas de "pacíficos".Créditos: CFP - Manifestantes, apoiadores do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro, invadem o prédio do Congresso Nacional em Brasília, Brasil, 8 de janeiro de 2023.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta segunda-feira (9) revela que a imensa maioria dos usuários do Twitter se manifestaram de forma contundente contra o ataque terrorista de bolsonaristas contra os Três Poderes da República: 74% se colocaram contra a tentativa de golpe de Estado. 

Além da tentativa de golpe, os internautas também se mostraram revoltados contra o vandalismo que resultou na destruição de parte dos prédios dos Três Poderes e que também resultou em danos, totais ou parciais, em obras de arte. 

Se por um lado os perfis progressistas repudiaram, em sua totalidade, o ataque terrorista realizado neste domingo (8) no Distrito Federal, a comunidade da extrema direita tentou se descolar da invasão dos Três Poderes, mais, ao fim e ao cabo, classificaram aqueles que perpetraram destruição como "manifestantes pacíficos". 

 

Além disso, foram colhidos dezenas de publicações na comunidade da extrema direita que comemoraram o ataque terrorista contra os Três Poderes. 

 

Os progressistas obtiveram 69% das menções no Twitter. A extrema direita/golpistas teve 23% das citações. 

Foram analisados 2.722.362 tweerts a partir das tags STF, Planalto, PMDF, intervenção, polícia, exército, golpe, esplanada, congresso, câmara, senado, "três poderes", brasília, DF, democracia, Lula, Bolsonaro, "Alexandre de Moraes", Ibaneis, Dino, "Anderson Torres", "José Múcio", capitólio, manifestantes, terroristas. 

 

 

 


Progressistas 

 

O decreto de intervenção federal no Distrito Federal foi o grande destaque da comunidade, em conjunto com as denúncias de conivência da PMDF e das forças de segurança com os terroristas golpistas. 

Ibaneis Rocha foi retratado como o principal culpado pela falta de segurança no DF.A Jovem Pan foi responsabilizada como uma das estimuladoras dos atos, bem como todos que não trataram a extrema direita como golpistas e terroristas. 

Diversos influenciadores afirmaram que se os atos fossem perpetrados por professores a repressão teria sido violenta. 

Imagens da barbárie e da destruição circularam muito neste grupo e há diversas iniciativas de reconhecimento dos criminosos. 

 

 

Golpistas 

 

Os golpistas mostraram as imagens dos vândalos golpistas invadindo o Congresso com orgulho e influenciadores afirmam que o culpado é o STF, que incentivou os atos por conta do seu posicionamento em relação aos golpistas, chamando-os de ditadores. Os atos foram chamados de “festa” e “tomada de poder”. 

 

 

Um perfil trata a invasão e depredação do patrimônio público de “manifestantes pacíficos”. Um perfil “de apoio” ao Rodrigo Constantino afirmou que Brasília iria explodir e convocou greve geral. Alguns perfis relevantes se limitaram a publicar a invasão das sedes dos três poderes somente com “Brasília, 08 de janeiro”, evitando manifestar apoio diretamente.

 

 

 

Direita / contra o golpe 

 

Este grupo ironizou a iniciativa golpista e condenou os atos, comparando os atos com a invasão do “Capitólio” e condenaram o bolsonarismo como culpados por cultivarem o golpismo. Há também bom humor e Ciro Gomes foi alvo de chacota na comunidade.

 

Danilo Gentili atacou também o PT, mantendo sua posição de igualar terroristas com democratas.