INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Google sofre prejuízo bilionário após lançamento desastroso de concorrente do ChatGPT

Alphabet e Microsoft devem iniciar uma guerra comercial com os seus robôs de inteligência artificial

Google sofre prejuízo bilionário após lançamento desastroso de concorrente do ChatGPT.Créditos: Olhar Digital
Escrito en TECNOLOGIA el

A Alphabet, empresa que controla o Google, sofreu um prejuízo bilionário nesta quarta-feira (8). Motivo? O lançamento malfadado de seu chatbot de inteligência artificial (IA), o Bard. 

O Bard foi lançado para competir com o ChatGPT, porém, alguns jornalistas da Reuters, ao testarem o chat de inteligência artificial do Google notaram alguns erros. 

Ao anunciar o Bard, o chat de IA é apresentado como uma "plataforma para curiosidade". Na propaganda o Bard recebe a seguinte pergunta: "que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb (JWST posso contar ao meu filho de 9 ano". 

Várias respostas são dadas pelo Bard, entre elas uma sugerindo que o telescópio foi usado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra (os chamados exoplanetas). A Reuters apontou que tal informação está errada. 

As primeiras fotos de exoplanetas foram realizadas pelo Very Large Telescope (VLT), do European Southern Observatory, em 2004. Essa informação foi confirmada pela Nasa.  

Com essa estreia do Bard completamente desastrada, a Alphabet, controladora do Google, sofreu uma perda de mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado. 

Um comunicado do Google foi enviado à imprensa após o erro do Bard. "Isso destaca a importância de um processo de teste rigoroso, algo que estamos iniciando esta semana com nosso programa Trusted Tester". 

Além disso, o comunicado do Google também afirma que será combinado "feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real". 

Porém, a nota à imprensa do Google chegou tarde demais e as ações da Alphabet caíram mais de 8%. 

O chatbot ChatGPT é um projeto da Microsoft que deve ser integrado ao seu mecanismo de busca Bing. Diante disso, o Google lançou o Bard com o objetivo de fazer frente a tal projeto.