MIDJOURNEY

Foto de papa de bobojaco estiloso foi feita com IA; Vogue Brasil caiu na fake news

Imagem criada com tecnologia Midjourney viralizou nas redes sociais e enganou até veículos de comunicação

'Papa Francisco estiloso' viralizou nas redes sociais, mas é produto de inteligência artificial Créditos: Reprodução/Reddit
Vogue Brasil caiu em fake news sobre Papa Francisco com bobojaco Créditos: Reprodução/Vogue Brasil
Escrito en TECNOLOGIA el

Uma imagem do papa Francisco utilizando um bobojaco branco estiloso feita por inteligência artificial viralizou nas redes sociais e alcançou mais de dez milhões de visualizações nas redes sociais neste sábado (25).

Até a Vogue Brasil publicou a foto como uma imagem real e fez uma nota associando à peça ao polêmico estilista papal Filippo Sorcinelli.

O veículo disse que o pontífice "foi clicado com uma jaqueta da moda, branca, midi e cheia de detalhe".

Porém, trata-se de uma fotomontagem.

A primeira versão da imagem foi publicada no fórum da inteligência Midjourney no site Reddit. A imagem realmente parece convincente em um primeiro olhar.

Contudo, ao se aproximar é possível ver distorções no crucifixo do santo padre e na mão do pontífice. Além disso, a roupa não faz parte do vestimento papal.

A imagem gerou debate nas redes sociais sobre um possível estilo pouco ortodoxo do Papa. Contudo, todas opiniões são inválidas: ele não é estiloso como os seus entusiastas apontaram e nem tão profano quanto seus críticos disseram.

Inteligência artificial Midjourney

A inteligência artificial Midjourney foi desenvolvida coletivamente e funciona como a DALL-E e a Stable Diffusion. Elas são comumente utilizadas a partir de prompts de texto, ou seja, a partir de frases.

O Midjourney é uma das principais tecnologias de geração de imagens. O banco de dados e aprimoramento das tecnologia surpreende.

Nesta semana, a inteligência artificial fez imagens simulando uma prisão de Donald Trump. As imagens viralizaram e também foram envolvidas em fake news sobre o ex-presidente dos EUA e candidato ao cargo.

O debate ético sobre o tema traz preocupações para a democracia e para a desinformação nas redes sociais.