ULTIMATO

DataFórum: Flávio Dino puxa ofensiva de progressistas contra bolsonaristas no Twitter

A morte da cantora Rita Lee teve ampla repercussão no Twitter e personalidades de todas as áreas prestaram homenagem à artista

DataFórum: Flávio Dino puxa ofensiva de progressistas contra bolsonaristas no Twitter.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en DATAFÓRUM el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (10) mostra que as sucessivas participações do ministro da Justiça Flávio dino em audiências públicas no Congresso Nacional o tem transformado em um dos principais influenciadores da comunidade progressista/pró-Lula. 

Nas redes sociais, sempre que há participação de Flávio Dino em alguma audiência, as redes se mobilizam para aquilo que foi apelidado de "Show do Dino", visto que o ministro da Justiça impões sucessivas humilhações aos parlamentares da extrema direita que tentam lacrar com negacionismo e fake news. 

Dessa maneira, viralizou nas redes a resposta que Flávio Dino deu ao senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES). Dino debochou da marca do parlamentar, que afirma ser da Swat. "Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores", ironizou o ministro.  

Como era de se esperar, a morte da cantora e compositora Rita Lee, que faleceu nesta terça-feira (9) aos 75 anos, teve ampla repercussão nas redes, menos nas redes da extrema direita, que silenciaram sobre o fato em questão. 

Os progressistas, somados com a comunidade pop, obtiveram 61% das menções no Twitter. A extrema direita teve 36% das citações. 

Foram analisados 339.060 tweets lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 


Progressistas 
 

Ontem, a homenagem a Rita Lee teve grande alcance, com um texto de Lula, decretação de três dias de luto e homenagem do PT, assim como o falecimento de David Miranda, que causou comoção entre os progressistas. 

 

As respostas de Flávio Dino no Senado tiveram alta circulação no grupo, que divulgou cortes de vídeos acompanhados de mensagens bem-humoradas. 

Continuou repercutindo o escândalo envolvendo o Coronel Mauro Cid e o ataque do Telegram ao PL 2630, que causou muita indignação, liderada por Felipe Neto.

 

 

Extrema direita 
 

Um dos destaques foi a inclusão da previsão de remuneração aos veículos jornalísticos por plataformas no PL 2370, gerando reclamações, bem como as falas de Gilmar Mendes, que foi duro com Bolsonaro e os lavajatistas e motivou diversos ataques de influenciadores contra o Ministro do STF. 

Bolsonaristas reclamaram da liberação de emendas parlamentares, prática recorrente no governo Bolsonaro, mas inadmissível no governo Lula, para esses detratores. Também houve queixas sobre as quebras de sigilo de Mauro Cid e a postura de Flávio Dino, considerada desrespeitosa por parlamentares. 

A direita liberal foi absorvida pela extrema direita, com ataques ao governo e apoio ao Telegram em relação ao PL 2630.

 


Cultura pop 
 

Nesta comunidade, lamentou-se a morte de Rita Lee, com lembranças de suas posturas anti-Bolsonaro e divulgação do luto de três dias decretado pelo Presidente Lula.
 

Também gerou revolta o ataque do Telegram ao PL das Fake News, e viralizou um vídeo com dois casais trocando beijos, com agradecimentos a Lula pelo fim da monogamia. 

Houve diversos pedidos inusitados a Lula, em tom de bom humor, como: extensão do final de semana, criação do Bolsa Show e pedido para baixar preços de diversos itens de consumo.