NOVO MOMENTO

DataFórum: Petrobrás muda política de preços, Bolsa reage positivamente e pessimistas são minoritários

A nova política da estatal também teve boa recepção em setores da imprensa tradicional e do mercado financeiro

DataFórum: Petrobrás muda política de preços, Bolsa reage positivamente e pessimistas são minoritários.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

A Petrobrás anunciou nesta terça-feira (16) o fim da política de paridade de preços do petróleo, e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel, com o dólar e o mercado internacional, a chamada PPI que foi instituída no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).  

Levantamento DataFórum mostra que o anúncio feito pela Petrobrás teve ampla repercussão positiva nas redes e, em especial, no Twitter, onde se tornou o principal assunto ao longo da terça-feira e emplacou duas tags nos Trends Topics: "Faça o L imediatamente" e "Grande Dia". 

Também gerou ampla repercussão o fato do que, ao contrário do que os pessimistas previam, as ações da Petrobrás tiveram alta de 5% na Bolsa de Valores. 

Durante a eleição 2022, quando o então candidato Lula (PT) anunciou o fim da PPI como promessa de campanha, foi alvo de uma série de críticas que apontavam que o valor da empresa despencaria no mercado, o que não aconteceu. 

Ao se tornar o principal assunto das redes, a medida da Petrobrás serviu de gancho para a comunidade progressista neutralizar o discurso pessimista em torno da nova gestão da estatal e isolar a extrema direita.  

Entre liberais e ciristas, o fim da PPI anunciado pela Petrobrás também teve recepção positiva. 

A comunidade progressista obteve 65% das menções no Twitter. A extrema direita teve apenas 26% das citações. 

Foram analisados 186.044 tweets a partir das tags PPI, paridade, combustíveis, combustível, petróleo, GLP, gás, "gás de cozinha", diesel, gasolina, caminhoneiros, petrobras.  

Progressistas (azul + verde) 

Os progressistas foram liderados pela publicação do perfil oficial de Lula, que anunciou o "abrasileiramento" do preço da gasolina e do gás de cozinha como o cumprimento de uma promessa de campanha. 

 Influenciadores comemoraram bastante o anúncio, elencando outras notícias positivas, mas também ressaltaram que a paridade foi uma consequência do golpe de 2016. 

As ameaças do "mercado" foram ironizadas com a divulgação da alta das ações da Petrobras após o anúncio, e a queda do valor dos combustíveis foi celebrada, com internautas dizendo "foi pra isso mesmo que fizemos o L". 

Houve várias mensagens bem-humoradas comemorando a queda do preço e também de Deltan, referindo-se à cassação do ex-deputado. O fim da "farra dos acionistas" também foi um tema bastante recorrente no grupo.


Extrema direita (laranja)

Houve muita lamentação na extrema direita, com influenciadores afirmando que os acionistas da Petrobras saíram perdendo e que o governo Lula vai destruir a empresa. 

Houve defesas enfáticas da necessidade da paridade, afirmando que o Brasil não é autossuficiente em petróleo, que os concorrentes da Petrobras podem deixar o país e que o PT está fazendo uma má gestão política da empresa. 

Alguns influenciadores afirmaram que a queda no preço é boa a curto prazo, mas que a médio e longo prazo trará prejuízos para a Petrobrás, e que o governo precisará subsidiar os combustíveis, que estariam sendo vendidos abaixo do preço de custo. 

 

A Dilma foi bastante mencionada, com pessoas atribuindo a seu governo a queda no valor de mercado da empresa.


Cultura pop / mídia (vermelho)

Nesta comunidade formada por pessoas que retuitaram sites de mídia e perfis de cultura pop, a queda no preço dos combustíveis foi bem recebida, com internautas demonstrando satisfação e felicidade com a notícia. 

 

 

Um vídeo de um caminhoneiro pedindo para encher o tanque viralizou, com ele afirmando: "Chega, tempo bom. Esse pai Lula é bom demais".


Ciristas (lilás) 

Na comunidade formada por ciristas, o fim da PPI foi bem recebido, mas o governo Lula foi criticado. 

Alguns afirmam que a nova regra ainda não foi divulgada, enquanto outros criticam o novo arcabouço fiscal. 

Internautas também defenderam Ciro Gomes, dizendo que o fim do PPI sempre foi uma bandeira do político. 

Também foi mencionado nesta comunidade que a queda do preço dos combustíveis já era esperada por outros motivos e que não foi relacionada ao anúncio do fim da PPI.


 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar