Imagine se você, casado, tivesse um aplicativo para te dizer quem faz mais tarefas domésticas em casa? O Ministério de Igualdade de Gênero da Espanha anunciou um plano para publicar em setembro deste ano justamente para isso.
A pasta anunciou a medida, que fará um calendários de horas para mostrar o quanto cada uma das partes do casal realizam o trabalho de casa.
Te podría interesar
A ideia é fazer com que os homens também se responsabilizem pelas tarefas de casa e dispenderem mais tempo de suas vidas para o cuidado do lar.
Segundo uma pesquisa do IBGE, mulheres dedicam 21,4 horas de sua semana às tarefas domésticas, enquanto os homens destinam apenas 11 horas, em média. A medição foi realizada na PNAD de 2010.
Te podría interesar
"O aplicativo será lançado em setembro próximo. Será gratuito e pode ser baixado em todas as plataformas diferentes", disse o Ministério da Igualdade à Euronews.
“Destina-se a promover a corresponsabilização das tarefas domésticas através de um sistema de contabilidade de utilização do tempo”, acrescenta o ministério.
A divisão de gênero de trabalho é um tema importante para teóricas feministas. O trabalho reprodutivo e doméstico é uma importante parte das teorias de Silvia Federici, bell hooks, Susan Ferguson e Alexandra Kollontai.
"O aplicativo terá uma abordagem feminista. Vai trazer à tona muitas tarefas invisíveis que causam sobrecarga mental e outras que não estão relacionadas à casa física, como planejar as refeições ou lidar com os cuidados emocionais dos filhos", diz o Ministério da Igualdade da Espanha, comandado por Irene Montero.