NASA

Asteroide do tamanho do Maracanã "potencialmente perigoso" passa perto da Terra hoje

Apelidado de "destruidor de cidades", gigante asteroide vai passar pertinho do nosso planeta

Créditos: Pixabay
Escrito en TECNOLOGIA el

Nesta sexta-feira (2), um asteroide do tamanho do Maracanã passará a uma distância considerada "potencialmente perigosa" pela NASA.

Potencialmente perigosa é um eufemismo para uma distância de 2,7 milhões de km) da Terra, cerca de sete vezes maior que a da Terra para a Lua, ou seja, não há riscos de colisão com a Terra.

Ele foi apelidado de "destruidor de cidades" na imprensa internacional por conta do impacto que uma possível colisão poderia causar.

Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA, a estimativa é que a rocha espacial tenha entre 690 e 1.575 pés (210 e 480 metros) de largura.

Isso significa que seria algo como um Maracanã em alta velocidade entrando em colisão com a Terra, tamanho significativo para destruir uma cidade inteira.

Chamado oficialmente de 2008 OS7, o asteroide foi descoberto em 2008, e deve voltar ao caminho da Terra em 2032, mas será muito mais distante do que em sua passagem de 2024.

Potencialmente perigoso?

A NASA define um asteroide "potencialmente perigoso" com base em dois principais critérios: tamanho e órbita.

Para isso, ele precisa ter cerca de 140 metros ou mais de diâmetro. Isso porque asteroides menores do que isso se desintegrariam completamente na atmosfera antes de atingirem a superfície da Terra.

Além disso, ele deve passar a distância orbital mínima de 0,05 unidades astronômicas (UA), onde 1 UA é a média da distância entre a Terra e o Sol, ou seja,  150 milhões de quilômetros de distância da Terra.