BOLSONARISMO

DataFórum: Bolsonaro e influenciadores turbinam ato da Paulista no Facebook e Instagram

Engajamento foi puxado por publicação de vídeo de Jair Bolsonaro no Instagram convocando para o ato, que atingiu mais de 1 milhão de interações.

Bolsonaro em vídeo convocando para o ato de 25 de fevereiro.Créditos: Reprodução / Instagram
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Jair Bolsonaro e influenciadores da extrema-direita estão turbinando publicações convocando para o ato organizado por Silas Malafaia, que está marcado para a tarde deste domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo.

Segundo levantamento DataFórum realizado nesta sexta-feira (23), antevéspera do ato, as cerca de 1,2 mil publicações sobre o tema geraram quase 6 milhões de interações nas duas redes sociais.

"Os grandes influenciadores bolsonaristas voltaram a mostrar força nas redes sociais, conseguindo um forte engajamento nas convocações para a manifestação no dia 25", explica o analista de redes do DataFórum, Edgard Piccino.

O estudo mostra que das 5,3 milhões de reações e 426 mil comentários, 90,29% deles são positivos - 4,87% são neutras e 4,84% contrárias.

"A convocação, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, recebeu apoio entusiasmado de seus seguidores, que destacam a importância das manifestações, que afirmam serem pacíficas, em defesa da liberdade e da democracia. Argumentam que a presença maciça nas ruas é fundamental para mostrar o apoio popular e pressionar por mudanças políticas, como o impeachment de adversários políticos", diz o estudo, que revela que o pedido de impeachment de Lula estará na pauta do ato.

O engajamento foi puxado por publicação de vídeo de Jair Bolsonaro (PL) em seu perfil no Instagram convocando para o ato. A postagem já passou de 1 milhão de interações. 

"O destaque é o próprio ex-presidente, mas com presença relevante de parlamentares de extrema direita e veículos de comunicação alinhados. As principais publicações negativas são artigos de opinião publicados na grande mídia e alguns poucos perfis progressistas, já que os maiores influenciadores progressistas preferiram não dar engajamento para o assunto", afirma Piccino.

Veja a íntegra do estudo

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