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Data Fórum: Prefeitura de Salvador lidera ranking de interações nas redes, diz Monitor Data

Levantamento inédito sobre performance de prefeituras nas redes sociais, realizado em parceria com do DataFórum com o Monitor Data, revela como as gestões municipais têm se conectado com os cidadãos

DataFórum lança Ranking das prefeituras nas redes sociais.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento inédito feito pelo Monitor Data para o DataFórum, plataforma de dados da Revista Fórum, revela o desempenho dos perfis oficiais das prefeituras nas redes sociais. A partir de um levantamento quantitativo, o estudo mostra o impacto e o engajamento das contas oficiais das governanças municipais no X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook e YouTube.

Nos últimos anos, a comunicação por redes sociais se transformou em uma importante ferramenta de aproximação entre os cidadãos e as prefeituras ao redor do Brasil. No entanto, não basta estar presente e fazer uma comunicação apenas burocrática; é preciso saber aproveitar os trendings de cada rede, os memes e, a partir daí, se aproximar das pessoas.

Por exemplo, o top 3 do ranking geral realizado pela Monitor Data, organizado a partir da soma de todas as redes e suas respectivas interações (compartilhamento, like e comentários), mostra o seguinte cenário:

  • As redes da prefeitura de Salvador (BA), que somadas têm 1.437,061 milhão de seguidores, tiveram no mês de março 747.308 mil interações.
  • As redes da prefeitura do Rio, que somam 2.475.710 seguidores, registraram, também no mês de março, um total de 492.706 interações.
  • Em terceiro lugar aparece a gestão municipal de Curitiba (PR), que possui 2.131.978 seguidores (a soma de todas as redes) e, também em março, registrou 465.288 interações.

Como se vê, os perfis da prefeitura de Salvador que, neste top 3 do levantamento, têm o menor número de seguidores, apresentam um desempenho melhor que Rio e Curitiba, que possuem mais seguidores. Ou seja, as publicações surtiram efeito e comunicaram melhor com os usuários das redes sociais.

Colaboração entre os perfis das prefs de Salvador e Curitiba

O que isso significa? Que nem sempre o número de seguidores significa uma melhor comunicação; esta deve sempre ser analisada a partir das interações/ações (compartilhamento, likes e comentários).

Na imagem abaixo, você confere como ficou o ranking geral, que soma todas as redes e suas respectivas interações das contas oficiais nas redes sociais das prefeituras:

 

 

Na listagem que você confere abaixo, organizamos os dados a partir do melhor desempenho de cada prefeitura por rede social: Instagram, TikTok, YouTube, X e Facebook.


Instagram

No Instagram, três prefeituras se destacam na plataforma: Salvador, com 924 mil seguidores; seguida da gestão municipal de Curitiba, com 642 mil seguidores; e na terceira posição, Recife, que tem 493 mil. No entanto, o perfil recifense conta com um grande aliado: o prefeito João Campos (PSB), que é, digamos, um gestor influenciador e tem 2,8 milhões de seguidores.

Em termos de impressão, Salvador, Curitiba e Recife apresentam os seguintes dados no período analisado: 714,430 mil, 426,284 mil e 399,604 mil, respectivamente.

 

TikTok

O perfil da gestão municipal de Florianópolis, que tem apenas 13,100 seguidores, possui um impacto excelente de 82,329 reações totais. Esse dado é importante, pois, no TikTok a impressão de uma publicação independe do número de seguidores, visto que a plataforma valoriza o tempo de retenção que a postagem obtém.

Por exemplo, o perfil da prefeitura de Salvador, que tem 123,900 seguidores, tem um impacto (26,977 reações) menor do que a conta da prefeitura de Florianópolis.

 

YouTube

Nesta plataforma, o grande destaque é a prefeitura de Recife (PE), que tem 33.200 seguidores e um total de 9.519 ações. Em seguida aparece Petrópolis (RJ), com 13.600 seguidores e com desempenho de 7.312 ações. Em terceiro lugar, o perfil da gestão municipal de Caruaru (PE), com 29.600 followers e 3.977 ações.

Novamente, notem que o perfil da prefeitura de Petrópolis possui menos seguidores que a de Caruaru, mas registra um desempenho melhor nas interações.

 

X (antigo Twitter)

No X, antigo Twitter, a conta da prefeitura do Rio é o grande destaque: 421.556 mil seguidores, e 57.170 na soma das ações; Em seguida surge Curitiba, com 391.414 seguidores e 5.776 de ações; em terceiro lugar, Niterói (RJ), com 156.570 seguidres e um total de 4.212 ações.

 

Facebook

A prefeitura do Rio também lidera o ranking do Facebook: são 808.577 mil seguidores e 123.702 ações; Curitiba aparece na sequência com 1.034.172 milhão de seguidores e 32.645 de ações; em terceiro lugar, surge Santos (SP), com 231.827 followers e 28.426 de ações.

 

Dúvidas e mais informações sobre o levantamento podem ser obtidas pelo email: contato@monitordata.com.br

 

PS: A matéria foi editada após ser publicada por um erro na tabela do Facebook que estava sem as prefeituras de Niterói e Olinda. No ranking geral a colocação das cidades não se alterou.