O ano de 2025 será incrível para os amantes de astronomia, informa o Observatório Nacional do Ministério de Ciência e Tecnologia. Fenômenos como superluas, eclipses lunares e chuvas de meteoros serão visíveis a olho nu.
O grande destaque será o eclipse total da Lua na noite de 13 para 14 de março. Visível em todo o Brasil, passará pelas fases penumbral, parcial e total.
Te podría interesar
“Um dos principais será o eclipse total da lua, que vai acontecer na noite de 13 para 14 de março e que vai ser visível no Brasil totalmente, desde a sua fase penumbral, depois a parcial e depois a total, em todas as regiões do país”, destacou a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento.
No início do ano, conjunções planetárias prometem encantar. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão no céu ao mesmo tempo entre fevereiro e março, prometendo um espetáculo.
Te podría interesar
“Todos os planetas, que são visíveis a olho nu, poderão ser observados, no caso Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, sendo que no final de fevereiro e início de março, nós vamos estar com todos eles no céu ao mesmo tempo”, detalhou a astrônoma.
Mercúrio será visível próximo ao pôr do Sol em fevereiro, junho e outubro, e ao nascer do Sol em abril e agosto. Vênus brilhará como estrela vespertina até março e como estrela matutina de abril a outubro.
Marte estará visível à noite até outubro, mas ficará cada vez menos tempo no céu ao longo do ano. Aproveite para observar o planeta vermelha. Júpiter poderá ser visto até maio, aparecendo alto no céu logo após o anoitecer e se pondo gradualmente mais cedo.
Saturno será visível no início da noite até março, mas desaparecerá gradualmente após o pôr do Sol.
Em 5 de novembro, teremos a Superlua, quando a Lua estará a apenas 356.980 km da Terra, visível de todo o mundo.
Além disso, as chuvas de meteoros terão destaque em dezembro, com as Geminídeas atingindo até 120 meteoros por hora. Procure um local escuro e com céu limpo para observar o fenômeno.
Fontes usadas: Agência Gov