AMAZON

Pane em nuvem da Amazon derruba sites e aplicativos em todo o mundo

Centenas de sites e aplicativos populares, entre eles o próprio site da Amazon, o Prime Video, o Zoom e Snapchat foram afetados

Logotipo da Amazon.Créditos: Pixabay
Escrito en TECNOLOGIA el

A unidade de computação em nuvem da Amazon, a Amazon Web Services (AWS), sofreu uma pane global na manhã desta segunda-feira (20), provocando instabilidade e interrupção em centenas de sites e aplicativos populares. Entre os serviços afetados estão o site da Amazon, o Prime Video, o Zoom, o Snapchat, o Duolingo e diversos jogos online como Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans.

De acordo com a própria AWS, mais de 500 empresas que utilizam sua infraestrutura em nuvem foram impactadas, atingindo milhões de usuários em diversos países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil.

A falha foi registrada por volta das 6h (horário de Brasília) e teve origem em um erro nos servidores da região "US-EAST-1", a principal da empresa nos Estados Unidos. Cerca de uma hora depois, a AWS informou que já observava sinais de recuperação parcial.

“Continuamos a observar recuperação na maior parte dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que serviços e funcionalidades globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram. Continuamos trabalhando para a resolução completa”, informou a companhia em comunicado publicado em seu site oficial.

Plataformas e empresas afetadas

O Downdetector, site que monitora falhas em tempo real, registrou milhares de queixas de usuários sobre quedas simultâneas em sites de compras, plataformas de vídeo, aplicativos de mensagens e serviços financeiros.

Entre os afetados estão:

  • Amazon, Prime Video e a assistente Alexa;
  • Aplicativos de jogos como Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans;
  • Plataformas financeiras como Venmo e Chime;
  • O app de transporte Lyft, concorrente do Uber;
  • A corretora de criptomoedas Coinbase, o app de negociação Robinhood e a startup de IA Perplexity.

O CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, afirmou no X (antigo Twitter) que “o Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver”.

A presidente do Signal, Meredith Whittaker, também confirmou que o aplicativo de mensagens foi afetado pela mesma falha.

Impacto global e concorrência

A AWS é uma das maiores provedoras de serviços em nuvem do mundo, competindo diretamente com o Google Cloud e o Microsoft Azure. A empresa oferece poder de computação, armazenamento de dados e infraestrutura digital sob demanda para empresas, governos e instituições.

Por sua abrangência, falhas em seus servidores costumam ter efeitos em cadeia — interrompendo o funcionamento de plataformas que dependem integralmente de sua estrutura.

Até o fechamento desta reportagem, a Amazon e a AWS não haviam respondido aos pedidos de comentário da agência Reuters sobre o caso.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar