A Coreia do Sul celebrou, nesta quarta-feira (22), o lançamento do seu novo submarino, ROKS Jang Yeong-sil (SS-087), o primeiro de uma classe capaz de lançar mísseis balísticos (Changbogo-III), desenvolvido pela Marinha da Coreia do Sul (ROKN). O lançamento foi feito a partir do estaleiro de Geoje, na província de Gyeongsang do Sul, no sudeste do país.
O submarino pesa mais de 3.600 toneladas e tem cerca de 89 metros de comprimento, construído integralmente com tecnologia nacional.
Te podría interesar
É considerado uma evolução nos sistemas de defesa sul-coreanos por ser o primeiro da classe a atingir um grau elevado de autonomia tecnológica, equipado com 10 sistemas de lançamento vertical para mísseis lançados de submarinos (SLBM). Na versão anterior (Dosan Ahn Chang-ho), também desenvolvida pela Marinha sul-coreana, a capacidade não passava de seis.
O Jang Yeong-sil (SS-087) é equipado com baterias de íon-lítio em vez de baterias de chumbo-ácido, e tem um sistema de propulsão independente de ar (AIP), o que estende seu tempo de operação submersa e o torna menos barulhento durante o deslocamento.
Te podría interesar
Créditos: ROKN/ divulgação
???
O novo gigante dos mares marca uma aceleração dos esforços tecnológicos nacionais da Coreia do Sul, que celebrou recentemente um memorando de colaboração em tecnologias de defesa com a Embraer.
O projeto do país envolve o fortalecimento de seu poder de dissuasão na região do Indo-Pacífico, epicentro de disputas envolvendo China, Japão e Índia, e por onde passa até 99% do comércio sul-coreano realizado por via marítima.
De acordo com Kang Dong-gil, o chefe das Operações Navais do país, o lançamento do novo submarino representa “a busca [da Coreia do Sul] por uma força naval inteligente e de elite”.
A embarcação entra, agora, em sua fase de testes no mar, com entrega da unidade totalmente operacional prevista para o final de 2027.