Cinegnose

por Wilson Ferreira

22 de julho de 2013, 20h35

“Cinema Secreto: Cinegnose” faz a lista dos melhores filmes gnósticos

Com a ajuda dos nossos leitores, o “Cinema Secreto: Cinegnose” conseguiu finalizar a sua lista dos melhores filmes gnósticos da história do cinema. Nossos leitores Ricardo A. Afonso, Luis Carlos Marcolino e Marcos Rafael Tosetti tiveram suas indicações de filme e justificativa selecionadas (dentro das regras da nossa promoção) para ganhar uma edição do livro “Cinegnose”, da editora Livrus, cujo autor é esse humilde blogueiro. A todos os nossos leitores, muito obrigado e continuem enviando novas indicações e comentários para mantermos a nossa lista sempre atualizada, sempre como novas análises pelo blog.


O que é “Filme Gnóstico”? 


Relativo a Gnosticismo, do grego gnosis, “conhecimento” e gnostikos, “aquele que tem o conhecimento”. Conjunto de filmes de variados gêneros cuja característica unificadora é a recorrência de “elementos gnósticos” correspondentes tanto às narrativas míticas cosmogônicas e morais dos principais pensadores do Gnosticismo histórico (Basilides, Valentim e Mani) como a diversos simbolismos místicos ou esotéricos associados ao sincretismo do chamado Gnosticismo Hermético.




A produção cinematográfica principalmente norte-americana recente conta com diversos filmes que giram em torno desta mitologia. Os temas incluem, freqüentemente, conspirações cósmicas, universos paralelos, amnésia e paranóia. Demonstra um interesse por uma ambivalente relação entre o sujeito e a realidade, consciência (especialmente alterada por estados de consciência iluminados) e revolta contra sistemas autoritários de controle. Filmes como Cidade das Sombras (Dark City, 1998), a Vida em Preto e Branco (Pleasantville, 1998), Show de Truman (Truman Show, 1998), Vanilla Sky (Vanilla Sky, 2001), entre outros, apresentam uma ideia geral de que o mundo que percebemos é uma ilusão criada por alguém que não nos ama e que a chave para revelar a ilusão e descobrir a realidade reside numa forma de autoconhecimento ou iluminação.


Características de um filme gnóstico

Gnose: o protagonista não a alcança
intencionalmente. Ele é tomado por ela.

O primeiro elemento que define o filme gnóstico é o aspecto da gnose que poderia ser sintetizada na seguinte frase: tudo do que o protagonista necessita já está no interior da sua mente. A gnose é apresentada como uma reforma íntima através de uma superação de limites pessoais (medos, traumas, apego aos valores do mundo físico etc.) iniciada a partir de sensações ou sentimentos íntimos do protagonista (paranoia, melancolia, déjà vus, lapsos temporais, estranhamento etc.). O processo de transformação é rigorosamente pessoal e interior. A gnose não é episteme. Ela não é iniciada a partir de um conhecimento racional ou sistematizado. A jornada gnóstica deve conduzir à revelação, ao inesperado e, às vezes, a um violento insight que conduz o protagonista à percepção do todo. Muitas vezes a gnose não é uma experiência que o sujeito alcance intencionalmente. Ele é tomado por ela.

O segundo aspecto é de que a jornada pela qual o protagonista percorre não é uma expiação, mas uma “cura”, Em outras palavras, toda a provação não é consequência de pecados ou deformações do caráter do protagonista, mas, antes, decorre de uma realidade corrompida que o aprisiona. Todas as dúvidas e sofrimentos não são castigos por alguma transgressão ética ou moral do protagonista. Pelo contrário, é o trajeto mítico gnóstico de Emanação-Queda-Ascensão onde o protagonista é resgatado do cosmos material ao despertar a Luz interior por meio de situações que o ajudam a revelar o véu da ilusão.

O terceiro aspecto é uma decorrência do segundo: nos filmes gnósticos o protagonista não é punido pela transgressão da ordem. Ao contrário das exigências decorrentes dos gêneros comerciais onde o clichê de quebra-da-ordem-e-retorno-a-ordem é dominante, no filme gnóstico a quebra da ordem não é punida, isto é, não há um restabelecimento da ordem (seja social, política, institucional, familiar, moral ou pessoal) com a punição das pretensões de ruptura das ilusões da realidade material.

Abaixo a nossa lista:



1. K-Pax – O Caminho da Luz (2001)
(indicação e texto por Ricardo A. Afonso)

Assim como os demais filmes gnósticos, esse apresenta o conflito humano em assumir o contato com algo/alguém que não compartilha dos rituais cotidianos tidos como comuns. De maneira muito sutil o filme convida o telespectador a se questionar sobre a verdade sobre o ser vindo de outro lugar. O ar de pureza e ingenuidade atribuído ao ser vindo de outro lugar contrastam com nossa razão e nos faz por vezes crer que realmente trata-se de um ser vindo de um plano mais evoluído. A cena em que ele simula uma viagem no tempo simplesmente nos faz rir de nossa própria limitação, quando acreditamos que para tal empreitada seriam necessárias luzes, cenas e cenários dignos de ficção cientifica de Hollywood. Enfim, um filme que pode servir como porta de entrada para aqueles que gostariam de conhecer o gnosticismo – filme analisado pelo blog: clique aqui. .

Diretor: Ian Softley

Elenco:   Kevin SpaceyJeff Bridges, Mary McCormack



2. A Vila (2004)
(indicação e texto por Luiz Carlos Marcolino)
A realidade manipulada, só que sem a ajuda de super computadores ligados na espinha. Nesse sentido, A Vila é superior a eXistenZ e Matrix.
A população de uma pequena e isolada vila acredita que a aliança com misteriosas criaturas que habitam a floresta em toro deles está chegando ao fim.

Diretor: M. Night Shyamalan

Elenco:  Bryce Dallas HowardJoaquin PhoenixWilliam Hurt


3. Matrix (1999)
(Indicação e texto por Marcos Rafael Tosetti)
É um filme que atualizou e reiniciou o gnosticismo. De certa forma ele absorve tudo aquilo que foi explorado de forma moderada nos filmes anteriores de ficção científica com toques de gnosticismo (especialmente da década de 90) e, ao mesmo tempo, inaugura uma nova era de filmes de ficção científica e de filmes gnósticos. Quando olhamos para os filmes anteriores à Matrix, vemos um ou outro elemento que foi explorado na trilogia, e até mesmo hoje em dia, mais de uma década depois de sua conclusão, ele permanece sendo uma referência atual e que ainda não foi superada.

Diretor: Irmãos Wachowski

Elenco:   Keanu ReevesLaurence FishburneCarrie-Anne Moss 



4. A Viagem (2012)
(indicação e texto por Fernanda)

Cloud Atlas não é apenas uma história. Ele evoca um estado de consciência durante suas 3 horas de duração. Teve um convite muito sério à reflexão: uma comparação subentendida entre a escravidão dos negros e a exploração animal existente hoje, referências encontradas na cena do “abatedouro de clones” e na frase “eles nos alimentavam com nós mesmas” (quem assistiu o documentário “Terráqueos” entendeu). Ao mesmo tempo que a revolução proposta na gnose é interior, acredito que a ação é o elemento mais forte capaz de mudar o ser humano. Para agir (como os defensores da abolição da escravatura dos negros, e como defensores da libertação animal, proposta subentendida do filme), é necessária uma mudança interior super intensa, enfrentar os medos do que acontecerá, o orgulho, a ilusão, etc. Creio que somente com base na experiência de gnose que alguém possa ter a força interior de rebelar-se e agir desse modo – filme analisado pelo blog: clique aqui. 

Diretor: Tom Tykwer, Andy Wachowski

Elenco: Tom HanksHalle BerryHugh GrantHugo Weaving





5. O Homem Que Incomoda (2006)

Em uma estranha cidade onde cada pessoa parece estar estranhamente satisfeita com sua vida, um visitante chega e enfrenta sérios problemas por passar a levantar questões sobre tudo e todos – já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Jens Lien

Elenco: Trond Fausa, Petronella Barker, Per Schaanning, Birgitte Larsen


6. Viagem de Chihiro (2001)

No meio da mudança de sua família para o subúrbio, uma taciturna menina de 10 anos vagueia em um mundo regido por deuses, bruxas e monstros, onde os seres humanos são transformados em animais.

Diretor: Hayao Miyazaki

Elenco:  Daveigh ChaseSuzanne PleshetteSusan Egan


7. O Prisioneiro (série de TV, 2009)

Remake de série cult dos anos 1960 sobre um agente do governo que é raptado e enviado para uma remota conhecida como “The Village” – já analisado pelo blog, clique aqui

Diretor: Nick Hurran

Elenco:  Ian McKellenJim CaviezelRuth Wilson

8. Moonrise Kingdom (2012)

Uma dupla de jovens amantes fogem da sua cidade na Nova Inglaterra, o que faz com que um grupo de busca loval se espalhe para encontrá-los – analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Wes Anderson

Elenco: Jared GilmanKara HaywardBruce WillisBill Murray


9. Lunar (2009)

O astronauta Sam Bell tem um estranho encontro consigo mesmo ao final dos três anos de permanência solitária em uma base lunar que envia para a Terra regularmente parcelas de um minério que ajuda o planeta a resolver seus problemas de energia – já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Duncan Jones

Elenco:  Sam RockwellKevin SpaceyDominique McElligott 


10. A Passagem (2005)

A tentativa de um psiquiatra para evitar que seu paciente cometa suicídio, ao mesmo tempo em que ele próprio tenta manter-se dentro da realidade.

Diretor: Marc Forster

Elenco:   Ewan McGregorRyan GoslingKate Burton , Naomi Watts

11. Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982)

Deckard, um “blade runner”, tem que rastrear e exterminar quatro replicantes que roubaram uma nave no espaço e retornaram para a Terra à procura do seu fabricante.

Diretor: Ridley Scott

Elenco:  Harrison FordRutger HauerSean YoungEdward James Olmos 



12. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Um casal passa por um procedimento de apagamento mútuo das suas memórias quando o seu relacionamento entra em crise, mas é somente através desse processo de perda que descobrem que têm tudo para recomeçar.

Diretor: Michel Gondry

Elenco:   Jim CarreyKate WinsletGerry Robert Byrne


13. Clube da Luta (1999)

Um investigador de seguros procura uma maneira de mudar a sua vida quando cruza com um fabricante de sabonetes que forma um secreto Clube da Luta que se transformará em algo muito mair… – filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: David Fincher

Elenco:  Edward NortonBrad PittHelena Bonham Carter



14. O Show de Truman (1998)

Um vendedor de seguros descobre que a sua vida inteira é na verdade um gigantesco reality show de TV – filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Peter Weir

Elenco: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, Noah Emmerich



15. Branded (2012)

Em um futuro mundo distópico onde as corporações criaram uma população desiludida, o esforço de um homem para desvendar a verdade por trás da guerra entre as marcas que vai levar a uma batalha épica contra as forças ocultas que controlam o mundo – filme já analisado pelo blog: clique aqui. 

Diretor:  Jamie BradshawAlexander Doulerain

Elenco: Ed StoppardLeelee SobieskiJeffrey TamborIngeborga Dapkunaite



16. Dead Man (1995)

Depois de fugir por ter assassinado um homem, o contador William Blake encontra um estranho indígena chamado “Nobody” que o prepara para uma jornada em um mundo espiritual – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Jim Jarmusch

Elenco:  Johnny DeppGary FarmerCrispin Glover
18. A Vida em Preto e Branco (1998)

Dois adolescentes dos anos 1990 são tragados para o interior de um sitcom da década de 1950 onde suas influências mudarão aquele mundo tão conformista – filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Gary Ross

Elenco: Tobey MaguireJeff DanielsJoan AllenReese Witherspoon


19. Eles Vivem (1988)

Um andarilho descobre um par de óculos que lhe permite despertar para o fato de que alinígenas tomaram conta da Terra.

Diretor: John Carpenter

Elenco: Roddy PiperKeith DavidMeg FosterGeorge ‘Buck’ Flower
20. O Mágico de Oz (1939)

Através de um tornado Dorothy Gale é tragada para o interior de um mundo mágico e inicia uma busca pelo Mágico que poderá ajudá-la a retornar para casa – filme analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Victor Fleming

Elenco: Judy GarlandFrank MorganRay BolgerBert Lahr
20. A Montanha Sagrada (1973)

Uma figura semelhante a Cristo percorre situações grotescas e bizarras cheio de imagens religiosas e sacrílegas.

Diretor: Alexandro Jodorowsky

Elenco: Alejandro JodorowskyHoracio SalinasZamira SaundersJuan Ferrara

21. Um  Sonho Dentro de um Sonho (2007)

Um veterano roteirista de cinema vive sua vida em dois estados de existência: na realidade e no seu próprio mundo interior. Quando começa a trabalhar em um script sobre um misterioso assassinato, ele não percebe que sua mente começa a implodir e os personagens do seu roteiro começam a transitar entre a ficção e a realidade – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Anthony Hopkins

Elenco: Anthony HopkinsStella ArroyaveChristian Slater 



22. Sr. Ninguém (2009)

Uma fábula que se estende por diferentes zonas do tempo entre o séculos XX e XXI. Um protagonista preso no tempo vê a sua existência como um gigantesco hipertexto com diversos futuros alternativos resultantes das decisões – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Jaco Van Dormael

Elenco: Jared LetoSarah PolleyDiane Kruger 


23. A Estrada (2009)

Uma fábula pós-apocalíptica de um homem com seu filho tentando sobreviver por todos os meios possíveis. Em um mundo arrasado por um evento apocalíptico só resta a busca em si mesmo e na lembrança daquilo que foi perdido que não está nesse mundo – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: John Hillcoat

Elenco: Viggo MortensenKodi Smit-McPheeRobert Duvall



24. El Topo (1970)

El topo decide confrontar mestress guerreiros em uma jornada pelo deserto que se inicia aos seis anos de idade – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Alexandro Jodorowsky

Elenco: Alejandro JodorowskyBrontis JodorowskyJosé LegarretaAlfonso Arau



25. Donnie Darko (2001)

Um adolescente problemático é seguido por visões de um enorme coelho que manipula-o para cometer uma série de crimes, depois de escapar por um triz de um bizarro acidente – filme já analisado pelo blog, clique aqui. 

Diretor: Richard Kelly

Elenco:  Jake GyllenhaalHolmes OsborneMary McDonnell

26. Vanilla Sky (2001)

Um editor bem sucedido vê sua vida tomando um rumo surreal depois de um acidente de carro junto com a sua ciumenta namorada.

Diretor: Cameron Crowe

Elenco: Tom CruisePenélope CruzCameron DiazKurt Russell


27. Matadouro Cinco (1972)

Um homem conta a sua história de como ficou perdido no tempo e foi abduzido por seres alienígenas – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: George Roy Hill

Elenco:  Michael SacksRon LeibmanEugene Roche



28. Os Agentes do Destino (2011)

Um caso entre um político e uma bailarina é afetado por misteriosas forças que querem separá-los – filme analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: George Nolfi

Elenco: Matt DamonEmily BluntMichael KellyAnthony Mackie

29. eXistenZ (1999)

Uma designer de games fugindo de assassinos precisa executar sua última criação em realidade virtual junto com um trainee de marketing para determinar se o game está ou não danificado – filme analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: David Cronenberg

Elenco: Jude LawJennifer Jason LeighIan HolmWillem Dafoe

30. Cidade das Sombras (1998)

Um homem luta com sua memórias do passado, incluindo uma esposa de quem não consegue se lembrar em um mundo de pesadelo, sem sol e controlado por seres com poderes telecinéticos que procuram a alma dos seres humanos.

Diretor: Alex Proyas

Elenco: Rufus SewellKiefer SutherlandJennifer ConnellyWilliam Hurt
31. Zardoz (1974)

Em um futuro distante, selvagens são treinados unicamente para matar por uma elite entedidada de imortais que existe unicamente para preservar os arquivos da história da humanidade – filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: John Boorman

Elenco: Sean ConneryCharlotte RamplingSara KestelmanJohn Alderton

32. Kontroll (2003)

Uma fábula sobre um estranho jovem, Bulcsú, que trabalha e vive no metrô de Budapeste e jamais sobe para a superfície. Um serial killer começa a empurrar passageiros nos trilhos e Bulcsú é o primeiro suspeito. Até uma estranha jovem tentar resgatá-lo – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Ninród Antal

Elenco:  Sándor CsányiZoltán MucsiCsaba Pindroch

33. Décimo Terceiro Andar (1999)

O cientista de computadores Hannon Fuller descobre alguma coisa extremamente importante relacionada a um projeto de criação de um mundo virtual. Quando está a ponto de revelar para seu colega é misteriosamente assassinado – já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Josef Rusnak

Elenco: Craig BierkoGretchen MolArmin Mueller-StahlVincent D’Onofrio

34. Amnésia (2000)

Um homem que sofre de perda de memória de curto prazo usa um elaborado sistema de tatuagens e pequenas notas para tentar superar sua limitação neurológica e encontrar os supostos homens que teriam matado sua esposa.

Diretor: Christopher Nolan

Elenco: Guy PearceCarrie-Anne MossJoe Pantoliano
35. Immortel (ad vitam) (2004)

Em um distante futuro, a Terra está ocupada por antigos deuses e humanos geneticamente alterados. Quando um deus é sentenciado à morte ele procurará um novo ser humano hospedeiro e uma mulher para dar à luz seu filho.

Diretor: Enki Bilal

Elenco: Linda HardyThomas KretschmannCharlotte RamplingYann Collette


36. Quero Ser John Malkovich (1999)

Um manipulador de marionetes descobre um portal que literalmente conduz para o interior da cabeça de uma estrela do cinema, John Malkovich – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Spike Jonze

Elenco: John CusackCameron DiazCatherine Keener, John Malkovich


37. Identidade (2003)

Presos em um desolado motel em um ponto perdido em Nevada no meio de uma forte tempestade, dez estranhos começam a levantar suspeitas entre si quando, um por um, começa a ser assassinado.

Diretor: James Mangold

Elenco: John CusackRay LiottaAmanda Peet

39. The Lathe of Heaven (1980 filme para TV)

George Orr, um homem cujos sohos podem alterar a realidade, tenta suprimir a imprevisibilidade do presente com drogas.

Diretor: Fred Barzyk, David Loxton

Elenco: Bruce DavisonPeyton E. ParkNiki FlacksKevin Conway
39. O Homem Duplo (2006)

Em um futuro próximo, um policial infiltrado se envolve com uma perigosa nova droga e, como resultado, começa a perder sua própria identidade – filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Diretor: Richard Linklater

Elenco: Keanu ReevesWinona RyderRobert Downey Jr.Rory Cochrane

40. Sinédoque, Nova York (2008)

Um diretor de teatro entra em conflito com o seu trabalho e com a mulher da sua vida. Então, ele cria uma réplica em tamanho real de Nova York dentro de um armazém, como parte de uma nova peça – filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Diretor: Charlie Kaufman

Elenco: Philip Seymour HoffmanCatherine KeenerMichelle Williams

41. O Homem Que Caiu na Terra (1976)

Thomas Jerome Newton é um alien humanóide que vem para a Terra em busca de água para seu planeta que está morrendo. Sua inteligência e revolucionárias invenções atrai corporações que tentam corrompê-lo – filme já analisado por esse blog: clique aqui.

Diretor: Nicolas Roeg

Elenco: David BowieRip TornCandy ClarkBuck Henry
Veja também:  Perdida na guerra semiótica, esquerda agora ataca Tabata Amaral

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum

#tags