Imprensa livre e independente
19 de dezembro de 2017, 12h22

Colunista do Piauí critica preconceito da Folha e diz que teria orgulho de votar em Dilma para o Senado

UOL, portal ligado à Folha de S.Paulo, fala da candidatura de Dilma ao Senado pelo Piauí e exala preconceito, por meio de seu colunista Josias de Souza.

UOL, portal ligado à Folha de S.Paulo, fala da candidatura de Dilma ao Senado pelo Piauí e exala preconceito, por meio de seu colunista Josias de Souza. Da Redação* Oscar de Barros, blogueiro do 180, do Piauí, criticou o jornal Folha de S.Paulo e afirmou que teria orgulho de votar na ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) ao Senado Federal: A Folha de São Paulo é um jornal golpista. Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais. Foi assim em 2016 ao apoiar o impeachment de Dilma Rousseff, mas já havia apoiado outros golpes...

UOL, portal ligado à Folha de S.Paulo, fala da candidatura de Dilma ao Senado pelo Piauí e exala preconceito, por meio de seu colunista Josias de Souza.

Da Redação*

Oscar de Barros, blogueiro do 180, do Piauí, criticou o jornal Folha de S.Paulo e afirmou que teria orgulho de votar na ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) ao Senado Federal:

A Folha de São Paulo é um jornal golpista.

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

Foi assim em 2016 ao apoiar o impeachment de Dilma Rousseff, mas já havia apoiado outros golpes – como a ditadura de 1964.

A Folha de São Paulo, assim como seu concorrente direto – o Estado de São Paulo –, são estruturas de comunicação criadas por e para a defesa da elite paulista e paulistana. Eles acreditam no que São Paulo chamou de “Revolução de 1932” (outra tentativa de golpe dos paulistas).

A Folha de São Paulo é a mantenedora do portal de internet UOL. É destaque, nele, em sua página de hoje que Dilma Rousseff pode disputar o senado pelo Piauí.

Veja também:  Joice Hasselmann vira meme ao bajular Bolsonaro no Pânico. Vídeo

Não destacarei aqui a notícia em si, mas o preconceituoso texto de Josias de Souza o colunista da UOL/Folha.

Os preconceitos começam quando ele diz que Dilma tem um novo projeto que é reinventar sua carreira política. Dilma não vai reinventar nada. Dilma, provavelmente, vai se candidatar ao Senado para prosseguir na sua carreira de bem defender o Brasil, como o faz desde a sua juventude.

Logo no início do texto Josias diz que Dilma “discutiu a sério a hipótese de disputar a vaga de senadora pelo Piauí” e, depois, diz que o PT do Rio Grande do Sul “ignorou” Dilma. Ora, vejam!

Mais na frente ele lamenta: “confirmando-se a intenção da presidente deposta de retornar às urnas, será uma pena se ela for pedir votos à clientela do Bolsa Família no Piauí”. Estre trecho do Josias é a cara dos jornalões paulistas – Folha e Estadão. Para eles, São Paulo é a locomotiva que puxa à frente esta Nação, sendo o Piauí um dos seus últimos vagões.

Veja também:  Coagido, diretor da Odebrecht disse que "construiu relato" na Lava Jato sobre sítio de Atibaia, atribuído a Lula

O Josias sabe que o Bolsa Família é um programa social que deu certo no Brasil e, hoje, inspira outras nações a tê-lo como possibilidade de inclusão das camadas sociais mais vulneráveis. O Josias sabe disso, mas a intenção é desinformar primeiro, e também, diminuir o Piauí, o Nordeste brasileiro e as políticas públicas de inclusão social porque a elite ‘quatrocentona’ de São Paulo não pode perder suas benesses e ele Josias é um trabalhador da comunicação a serviço destas elites.

Por fim há outros momentos do lamentável texto que exalam mais preconceitos e visões distorcidas do serviçal da elite paulista/paulistana, mas que acho desnecessário estar aqui reproduzindo.

Se Dilma vier a se candidatar a senadora pelo Piauí, este blogueiro, que em 2010 e 2014, entusiasticamente, votou nesta honesta mulher da política brasileira, vai mais uma vez votar em Dilma, e agora, para que seu trabalho seja voltado com mais especificidade para as coisas do Piauí.

*Com informações de Oscar de Barros, do Blog 180, do Piauí

Foto: Cadu Gomes/Fotos Públicas

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum