Andrea Caldas

política e educação

12 de novembro de 2019, 19h03

Crise não é constitucional, mas do modo de produção

Andrea Caldas avalia: "O neopentecostalismo e sua religião de resultados, sem nenhuma ética, é a religião do capitalismo decadente que precisa justificar a aniquilação de forças produtivas"


+ posts

15 de setembro de 2019, 13h08

Legalidade (o filme) é Gramsci na veia

Quando luzes se acenderam, eu estava em lágrimas, lembrando do meu pai, que se alistou na guerrilha urbana da legalidade. Ao meu lado, muitas senhoras e senhores, com lágrimas nos olhos diziam: "eu fiz parte deste momento".


01 de setembro de 2019, 14h55

Eu estudei…

Andrea Caldas: “Nunca, nunca mesmo, nestes meus 50 anos, vivi um tempo de assistir a um presidente que enaltece a ignorância e que, deliberadamente, combate a educação e a ciência”


09 de agosto de 2019, 19h21

Bolsonaro fala de cocô e Guedes aprova a Reforma da Previdência

Andrea Caldas: “Neste eclipsamento do tempo e do destino, há espaço para personagens menores e, invariavelmente, sombrios. Mas, eles passarão”


18 de julho de 2019, 16h59

Future-se: o novo requentado

Andrea Caldas: “É preciso que as entidades nacionais firmem uma posição unitária, sem abrir espaço para balcões de negócio e cantos de sereia, sob o eufemismo de meritocracia ou eficiência”


01 de julho de 2019, 17h14

A coerência das manifestações de domingo

Andrea Caldas: “Temos, hoje, um governo mais fraco do que esperavam seus artífices, mas que ainda conta com sustentação política e econômica”


17 de junho de 2019, 21h07

O ocaso da razão e da esperança? É preciso resistir

Andrea Caldas: “Me recuso a acreditar que chegamos até aqui, como humanidade, para assumirmos - diante das novas gerações - que a única saída é a volta do tacape e a lei do olho por olho”


06 de junho de 2019, 22h30

Governo Bolsonaro: o autoritarismo sem projeto

Andrea Caldas diz que o atual governo é de matriz autoritária, sem projeto nacional, que sequer é uma ditadura e reclama que não pode governar por causa do Congresso


01 de junho de 2019, 10h53

Do “Ele não” para “Educação sim”

A atitude belicosa de arrancar a faixa "em defesa da Educação" das escadarias da UFPR, que escandalizou o mundo, talvez, tenha sido o grande "turn over"


20 de maio de 2019, 20h06

É melhor Bolsonaro cair? Apostas, binarismos e incertezas

Andrea Caldas: “Eu não temo adversários de alto nível. Aliás, eu os prefiro. Porque confio na nossa capacidade e competência. O pior de tudo são as trevas da ignorância. Porque com elas não há debate, só aniquilação”


10 de maio de 2019, 06h00

O governo Bolsonaro é o exterminador do futuro: é pior do que qualquer ditadura que já vivemos

Para Andrea Caldas, o governo Bolsonaro nega as construções democráticas pós 88 e renega até mesmo o que as ditaduras construíram, contraditoriamente. É a negação explícita de qualquer compromisso com a educação


29 de abril de 2019, 15h28

Os estudantes têm direito de gravar a aula de seus professores(as)?

Andrea Caldas: “É importante apoiar e estimular pesquisas na área da educação, na direção da construção de relações mais democráticas e saudáveis, o contrário do que postula o atual ministro da pasta”