Andrea Caldas

política e educação

15 de janeiro de 2020, 23h50

Bolsonaro, minha avó e muita coisa escrita…

Andrea Caldas: "Quem conviveu com gente analfabeta pode entender o quão cruel é a fala do atual presidente; quem já alfabetizou e viu o brilho nos olhos da primeira leitura pode divisar o quanto é obtusa esta declaração do presidente de ocasião"


+ posts

28 de outubro de 2019, 22h23

A insurreição no Chile e a prisão de Lula

Em artigo, Andrea Caldas diz que “Chile é o grito de protesto sem amarras. O que virá do Chile, ninguém saberá. Não há cálculo pragmático, nem escolhas eleitorais. Há uma convulsão de um grito contido”


17 de outubro de 2019, 23h36

O clima do churrasco da milícia transbordou a cena institucional

Em novo artigo, Andrea Caldas faz uma breve análise sobre o momento político: “O baixo clero eleito para 'derrotar o PT' não conseguiu se comportar dentro do figurino, nem por um ano”


28 de setembro de 2019, 21h31

Contra Bolsonaro: muitos ao centro. E a esquerda?

Andréa Caldas: “Os acordos da democracia de vitrine não fazem mais sentido. A resistência é concreta, real e cotidiana. É ela que deve ser a nossa régua para as novas alianças e contratos”


15 de setembro de 2019, 13h08

Legalidade (o filme) é Gramsci na veia

Quando luzes se acenderam, eu estava em lágrimas, lembrando do meu pai, que se alistou na guerrilha urbana da legalidade. Ao meu lado, muitas senhoras e senhores, com lágrimas nos olhos diziam: "eu fiz parte deste momento".


01 de setembro de 2019, 14h55

Eu estudei…

Andrea Caldas: “Nunca, nunca mesmo, nestes meus 50 anos, vivi um tempo de assistir a um presidente que enaltece a ignorância e que, deliberadamente, combate a educação e a ciência”


09 de agosto de 2019, 19h21

Bolsonaro fala de cocô e Guedes aprova a Reforma da Previdência

Andrea Caldas: “Neste eclipsamento do tempo e do destino, há espaço para personagens menores e, invariavelmente, sombrios. Mas, eles passarão”


18 de julho de 2019, 16h59

Future-se: o novo requentado

Andrea Caldas: “É preciso que as entidades nacionais firmem uma posição unitária, sem abrir espaço para balcões de negócio e cantos de sereia, sob o eufemismo de meritocracia ou eficiência”


01 de julho de 2019, 17h14

A coerência das manifestações de domingo

Andrea Caldas: “Temos, hoje, um governo mais fraco do que esperavam seus artífices, mas que ainda conta com sustentação política e econômica”


17 de junho de 2019, 21h07

O ocaso da razão e da esperança? É preciso resistir

Andrea Caldas: “Me recuso a acreditar que chegamos até aqui, como humanidade, para assumirmos - diante das novas gerações - que a única saída é a volta do tacape e a lei do olho por olho”


06 de junho de 2019, 22h30

Governo Bolsonaro: o autoritarismo sem projeto

Andrea Caldas diz que o atual governo é de matriz autoritária, sem projeto nacional, que sequer é uma ditadura e reclama que não pode governar por causa do Congresso


01 de junho de 2019, 10h53

Do “Ele não” para “Educação sim”

A atitude belicosa de arrancar a faixa "em defesa da Educação" das escadarias da UFPR, que escandalizou o mundo, talvez, tenha sido o grande "turn over"