Andrea Caldas

política e educação

07 de julho de 2020, 14h49

O ciclone, a vida e a humanidade

Em novo artigo, Andrea Caldas diz: “O risco que eu enfrento com a tempestade em Porto Alegre é incomensuravelmente menor do que os dos meus semelhantes, que estão nas ruas, nos barracos e nas casas precárias. Eles não escolheram essa vida”


+ posts

10 de fevereiro de 2020, 23h52

Cronologias – 40 anos e…

Andrea Caldas: “Nós, que acreditamos na humanização das relações como preceito inegociável, seguimos adiante e mirando outros rumos”


24 de janeiro de 2020, 00h03

Made in Brasil não pode ser selo de apologia à ditadura, nazismo ou torturadores

Andrea Caldas: "Me surpreende que quem goste (e gaste) tanto de visitar o mundo lá de fora não tenha se dado conta da vergonha que é ter um presidente eleito apologista da ditadura e dos torturadores"


22 de janeiro de 2020, 23h52

Vamos sepultar o “lugar de fala”

Andrea Caldas: "O capitalismo tratou de mudar este conceito para o signo da propriedade e muitos, muitos grupos sociais caíram neste engodo. Passaram a ser os patenteadores do poder falar e dizer"


15 de janeiro de 2020, 23h50

Bolsonaro, minha avó e muita coisa escrita…

Andrea Caldas: "Quem conviveu com gente analfabeta pode entender o quão cruel é a fala do atual presidente; quem já alfabetizou e viu o brilho nos olhos da primeira leitura pode divisar o quanto é obtusa esta declaração do presidente de ocasião"


14 de dezembro de 2019, 11h26

Governo Bolsonaro faz com a TV Escola o que o governo do PT nunca fez

Leia na coluna de Andrea Caldas: "O governo pretende que a TV Escola seja assumida por um órgão da administração pública (...) A direita leu mais Gramsci do que certa esquerda"


27 de novembro de 2019, 19h33

Uma tensa e difícil aliança, mas ainda uma aliança

Andrea Caldas: “Somos nós do campo progressista e de esquerda que temos condições de anunciar um projeto radicalmente democrático, inclusivo e soberano de país”


12 de novembro de 2019, 19h03

Crise não é constitucional, mas do modo de produção

Andrea Caldas avalia: "O neopentecostalismo e sua religião de resultados, sem nenhuma ética, é a religião do capitalismo decadente que precisa justificar a aniquilação de forças produtivas"


28 de outubro de 2019, 22h23

A insurreição no Chile e a prisão de Lula

Em artigo, Andrea Caldas diz que “Chile é o grito de protesto sem amarras. O que virá do Chile, ninguém saberá. Não há cálculo pragmático, nem escolhas eleitorais. Há uma convulsão de um grito contido”


17 de outubro de 2019, 23h36

O clima do churrasco da milícia transbordou a cena institucional

Em novo artigo, Andrea Caldas faz uma breve análise sobre o momento político: “O baixo clero eleito para 'derrotar o PT' não conseguiu se comportar dentro do figurino, nem por um ano”


28 de setembro de 2019, 21h31

Contra Bolsonaro: muitos ao centro. E a esquerda?

Andréa Caldas: “Os acordos da democracia de vitrine não fazem mais sentido. A resistência é concreta, real e cotidiana. É ela que deve ser a nossa régua para as novas alianças e contratos”


15 de setembro de 2019, 13h08

Legalidade (o filme) é Gramsci na veia

Quando luzes se acenderam, eu estava em lágrimas, lembrando do meu pai, que se alistou na guerrilha urbana da legalidade. Ao meu lado, muitas senhoras e senhores, com lágrimas nos olhos diziam: "eu fiz parte deste momento".