Andrea Caldas

política e educação

01 de setembro de 2019, 14h55

Eu estudei…

Andrea Caldas: “Nunca, nunca mesmo, nestes meus 50 anos, vivi um tempo de assistir a um presidente que enaltece a ignorância e que, deliberadamente, combate a educação e a ciência”

Bolsonaro e Weintraub - Foto: Reprodução

A cada dia e todo dia.

Meu pai valorizava o estudo e a educação formal, porque não tinha concluído o ensino fundamental – ainda que fosse o maior autodidata e sábio que conheci.

Minha mãe foi a primeira da sua geração a fazer curso superior.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Livros, cultura, conversas, mundo, humanidade… era isto que transbordava na nossa sala.

Não eram joias, nem propriedades, nem carros, nem bens…
Era cultura e cultura como expressão da humanidade. Jamais como hierarquia ou meritocracia.

Por isto, seguindo os passos de minha mãe, me tornei pedagoga.
Pra ensinar, para valorizar o saber.

E depois, entendendo que nem todos podem ter as mesmas condições, me tornei professora e militante de políticas educacionais, para tentar lutar para que todos pudessem ter acesso ao patrimônio universal da humanidade.

Enciclopédias, artes, livros, ciência… meus filhos aprenderam a se regozijar deste manancial infinito. E eu sempre quis que os filhos dos filhos de todos pudessem, também.

Esta é minha vida, esta é minha luta. Uma luta tormentosa, em um país desigual e elitista.

Mas, nunca, nunca mesmo, nestes meus 50 anos, vivi um tempo de assistir a um presidente que enaltece a ignorância e que, deliberadamente, combate a educação e a ciência.

É triste, é assustador.

É o ocaso de qualquer projeto de humanidade.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum