Andrea Caldas

política e educação

21 de dezembro de 2018, 20h40

Rasgou-se o véu!

Em nova coluna, Andrea Caldas diz: “Nossa elite - na sua maioria - é isto: não tem projeto nacional, troca de colonizador em colonizador, é violenta e preconceituosa”

O pacto em torno da Constituição de 88 foi um acordo de pacificação nacional entre forças radicalmente democráticas e entre a elite que queria uma democracia de baixo impacto.

Funcionou por quase trinta anos.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

E foi o mais longo espasmo histórico no país que teve a escravidão e a exclusão como pilares fundamentais da sua construção.

A elite nativa aceitou – por certo tempo – a “democracia de vitrine” (Florestan Fernandes). Passou a usar talheres e medir seu linguajar.

Bastou a crise internacional que, mais uma vez, coloca a acumulação capitalista dependente em xeque, para a verdadeira face da elite espoliadora (desde os tempos da Colônia) e tacanha aparecer.

Nossa elite – na sua maioria – é isto: não tem projeto nacional, troca de colonizador em colonizador, é violenta e preconceituosa.

Bolsonaro é, afinal, a face escondida da elite nacional que – por 30 anos – fingiu ser civilizada.

Que olhemos para nossas sombras históricas e saibamos combatê-las com coragem e sem tergiversação.

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum